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Formação de diretores escolares da rede estadual paulista (2023-2024)

Processo: 24/21874-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Graziela Zambão Abdian
Beneficiário:Larissa Hornstein Paleari Duarte
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Administração escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formação de diretores escolares | Gestão Escolar | Rede estadual paulista | formação de diretores escolares

Resumo

Em 2023, a eleição de Tarcísio de Freitas (PL) como governador de São Paulo, após 27 anos de gestão do PSDB, e a nomeação de Renato Feder para a Secretaria de Educação trouxeram mudanças significativas. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a proposta de formação continuada para a gestão escolar deste governo, identificando os principais autores e atores envolvidos e a perspectiva de administração ou gestão que é privilegiada.Os procedimentos incluem a transcrição, sistematização e análise de entrevistas semi-estruturadas realizadas com uma supervisora de ensino da Diretoria de Ensino de Marília e três membros da equipe gestora de uma escola pública estadual (diretora, vice-diretora e coordenadora pedagógica). A escola será indicada pela supervisora, considerando profissionais que participaram da formação oferecida pela SEDUC. Além disso, serão analisados os materiais disponibilizados pela SEDUC para a formação continuada das equipes gestoras. Esta pesquisa busca contribuir para uma reflexão crítica das reformas educacionais, com foco na formação continuada da gestão escolar. Pretendemos analisar como a SEDUC tem concebido a formação continuada das equipes gestoras e o modelo de escola promovido por essa formação. Isso se fundamenta na premissa de que discutir a função da gestão escolar e sua formação é, necessariamente, refletir sobre o papel da escola na sociedade. Parte-se da hipótese de que, a médio prazo, pode ocorrer a desvalorização das atividades centrais do profissional da educação na escola, como planejamento, ensino e avaliação e assim chegar ao fim da licenciatura pedagógica.

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