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Diálogos entre psicologia escolar e arte: um estudo bibliográfico

Processo: 24/22702-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Flavia da Silva Ferreira Asbahr
Beneficiário:Sabrina Lie Koshima Azevedo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Artes   Psicologia escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | atuação profissional | Levantamento bibliográfico | psicologia escolar | Psicologia escolar

Resumo

Este projeto de iniciação científica tem como propósito ampliar a compreensão sobre a atuação da psicologia escolar que tenha a arte como estratégia de intervenção. Justifica-se esta proposição diante da aprovação da Lei 13.935/2019 que dispõe sobre a prestação de serviço de psicologia nas redes públicas de ensino. Neste momento, a referida lei está em processo de implementação nos municípios e estados brasileiros. O documento legal, em nossa análise, permite uma concepção crítica de atuação em psicologia escolar, pois atrela as intervenções em psicologia às políticas educacionais, ao projeto político pedagógico das unidades escolares e à melhoria da qualidade do ensino. Dentre as inúmeras estratégias interventivas da psicologia escolar, destaca-se a arte como recurso mediador e potencializadora do desenvolvimento humano. Assim, tem como objetivo mapear na literatura científica brasileira pesquisas que articulem o campo da psicologia escolar com a arte sob à luz da psicologia histórico-cultural, buscando analisar quais e como as linguagens artísticas são trabalhadas como recurso teórico-metodológico, quais as possíveis convergências e divergências dos pesquisadores brasileiros sobre o tema e quais as lacunas existentes que ainda podem ser aprofundadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que será desenvolvida com o levantamento e análise da literatura com fichas analíticas pertinente à atividade do psicólogo nos últimos treze anos, no período de 2010 à 2023 no Brasil, que estejam em bases de dados em acesso aberto. A pesquisa compõe um projeto maior cuja proposta é analisar a atuação de psicólogos(as) na Educação Básica no que se refere às concepções, desafios e inovações para o enfrentamento do fracasso escolar e para a melhoria da qualidade social da escola no Brasil, frente à implementação dos serviços de psicologia e assistência social nas redes públicas de ensino.

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