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O estágio curricular supervisionado obrigatório no curso de pedagogia: investimento no trabalho colaborativo entre universidade e escola

Processo: 24/07989-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Renata Portela Rinaldi
Beneficiário:Suzanna Neves Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Universidades
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escola pública | Formação inicial de professores | Licenciatura em Pedagogia | Universidade | Formação inicial de professores

Resumo

Este projeto de pesquisa insere-se no campo de estudos sobre a formação de professores. Desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Doutorado, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Presidente Prudente, São Paulo, inscrito à linha de pesquisa "Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública". Busca responder a duas questões gerais de pesquisa: Em que medida o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) do curso de licenciatura em Pedagogia tem servido para apoiar a formação inicial de futuros professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental para atuação profissional? Quais as contribuições e os desafios para estabelecer o diálogo colaborativo e a construção de parcerias efetivas entre a universidade e a escola pública para a transformação da formação inicial de professores? Delineou-se como objetivo geral: compreender e analisar sistematicamente o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no curso de Pedagogia da Unesp, campus de Presidente Prudente, identificando como são estabelecidos o diálogo e o trabalho formativo entre a universidade e a escola em prol da formação de novos professores para atuarem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental diante dos desafios no cenário de pós-pandemia de Covid-19. Esta pesquisa, situa princípios epistemológicos e metodológicos da abordagem qualitativa de pesquisa e ancora-se na pesquisa narrativa para a produção dos dados utilizando os seguintes dispositivos: roda de conversa, a entrevista narrativa e o diário de campo da pesquisadora. O contexto em que o estudo será desenvolvido é o campus da Unesp, em Presidente Prudente, especificamente o curso de Pedagogia. Serão convidados a participar do estudo estudantes que estiverem realizando o ECSO nos anos de 2024 e 2025. O procedimento analítico dos dados produzidos orienta-se pela análise interpretativa-compreensiva (Souza, 2014). Como principais resultados espera-se identificar as problemáticas e fragilidades do processo de parceria entre a universidade e a escola para a realização do ECSO e contribuir com a construção de parcerias efetivas entre as instituições numa perspectiva de trabalho colaborativo na formação inicial de professores.

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