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Nos altos de Olinda, nos rios do Recife: paisagens díspares na gênese pernambucana (1537-1654)

Processo: 24/21878-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Hugo Massaki Segawa
Beneficiário:Leonardo Nóbrega Queiroz de Paiva
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Período Colonial (1500-1822)   Iconografia   Paisagem   Recife
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil colônia | iconografia | Olinda | paisagem | Recife | História da Arquitetura e Urbanismo

Resumo

Na Capitania de Pernambuco, os anos anteriores a 1654 foram marcados por dois assentamentos que vieram a ser destruídos: a Vila de Olinda, incendiada em 1631, e o Recife holandês, desfeito pelos portugueses após a reconquista do território em 1654. Núcleos construídos sob lógicas territoriais distintas e cujas representações iconográficas são pertinentes ao entendimento de suas características. Este estudo tem início no reconhecimento do baixo número de iniciativas recentes no campo da Históriadas Cidades voltados a esse período da história pernambucana. O conceito de "paisagem" é uma referencial teórico possível à medida em que indica uma aproximação entre ser e lugar, ideia trabalhada por diversos campos do conhecimento. Termo cuja polissemia é um desafio e uma potencialidade ao agregar diferentes visões sobre o fenômeno espacial. A pesquisa se volta à busca por cartografias, pinturas e gravuras em arquivos nacionais e estrangeiros, além da paralela sistematização dos resultados. Posteriormente, a leitura de fontes visuais acontecerá a partir da associação aos contextos histórico e cultural, além da trajetória seus autores e dos vínculos à espacialidade histórica dos núcleos. Esperamos, com isso, construir uma narrativa sobre os dois assentamentos que associe a imagem ao lugar através doolhar de quem as vivenciou.

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