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Indícios do Desenvolvimento do Pensamento Crítico por Estudantes em Aulas de Química

Processo: 24/21301-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Sasseron Roberto
Beneficiário:João Pedro Santos Coutinho Duarte
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/11360-0 - Um estudo sobre o ensino de ciências como prática social e sua potencialidade para a formação de sujeitos críticos e participativos, AP.R
Assunto(s):Literacia científica   Educação em ciências   Pensamento crítico   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização científica | Educação em ciências | Pensamento Crítico | Ensino de Ciências

Resumo

Pelo descrito neste projeto de mestrado, pretendemos investigar a relação entre o ensino de Ciências e o desenvolvimento do pensamento crítico por estudantes, através da realização de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para isso, fundamentamo-nos em estudos que revelam a importância da formação de sujeitos críticos que consigam analisar e verificar notícias e fatos, especialmente no contexto social atual, em que o fluxo de informações científicas corretas e incorretas é incomensurável. Entendendo as aulas de Ciências como ambientes privilegiados para o desenvolvimento do pensamento crítico, pretendemos analisar e evidenciar indícios do desenvolvimento do pensamento crítico em textos escritos por 57 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de São Paulo, no contexto da disciplina de Química. Dessa forma, esperamos obter resultados teóricos e empíricos que implicam contribuições tanto ao ensino de Ciências, a partir da compreensão mais aprofundada sobre como o desenvolvimento do pensamento crítico pode ser evidenciado e mobilizado em atividades em sala de aula, como também para a área de pesquisa em Educação em Ciências, a partir do aprofundamento de estudos em produções da área e sua relação com o desenvolvimento do pensamento crítico. Vale ressaltar que o presente projeto de mestrado estará vinculado ao projeto FAPESP, regular, intitulado "Um estudo sobre o ensino de Ciências como prática social e sua potencialidade para a formação de sujeitos críticos e participativos", Processo nº. 2023/11360-0, coordenado pela orientadora.

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