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Perspectivas das famílias de crianças com deficiência visual no processo de adaptação na educação infantil

Processo: 25/00716-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Fabiana Cia
Beneficiário:Carla Carolina Veronez
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Adaptação   Transtornos da visão   Educação infantil   Educação inclusiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adaptação | deficiência visual | Educação Infantil | Educação Inclusiva

Resumo

O contexto familiar tem um papel fundamental durante o processo de adaptação na Educação Infantil, pois é ela o principal pilar de suporte emocional, social e cognitivo da criança, principalmente de famílias de indivíduos com deficiência visual, devido às particularidades e necessidades que as mesmas apresentam. Tendo em vista tais pressupostos, os objetivos da pesquisa serão: (a) descrever o processo de adaptação escolar de crianças com deficiência visual na Educação Infantil, segundo a opinião da família ouvinte; (b) analisar os sentimentos vivenciados pelas famílias no processo de adaptação escolar na Educação Infantil da criança com deficiência visual; (c) identificar os serviços oferecidos pela escola e as adaptações realizadas para a criança com deficiência visual na Educação Infantil, segundo a opinião das famílias; (d) identificar os ganhos no desenvolvimento das crianças com deficiência visual, após o ingresso na Educação Infantil e (e) Identificar a importância do envolvimento da família na educação da criança cega. Para isso, a pesquisa será desenvolvida com aproximadamente 5 pais, mães ou responsáveis de crianças (idade variando entre 0 a 6 anos) com deficiência visual. Para atingir os objetivos será utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado e os dados obtidos serão qualitativos. Espera-se como resultados compreender o processo de inclusão de indivíduos com deficiência visual na Educação Infantil e subsidiar profissionais da educação a adotarem práticas pedagógicas mais inclusivas.

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