Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre autoeficácia e letramento em saúde em pessoas com doenças reumatológicas: um estudo observacional transversal.

Processo: 24/18464-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Paula Regina Mendes da Silva Serrão
Beneficiário:Luisa Martins de Castro
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Autoeficácia   Letramento em saúde   Fisioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoeficácia | Doenças Reumatológicas | Letramento em Saúde | Fisioterapia

Resumo

As doenças reumatológicas (DR) afetam o sistema musculoesquelético, como as articulações, além de outros órgãos, com manifestações resultando uma gama de sintomas como rigidez articular, fadiga e dor. Dentre os tratamentos para essas doenças, a educação em saúde é uma importante ferramenta para o tratamento dessa população, recomendada como passo inicial do tratamento, porém, essa prática exige que haja uma compreensão da população-alvo, através de estratégias que permitam sua eficácia. O letramento em saúde (LS) são habilidades cognitivas e sociais que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos de obter acesso, compreender e utilizar informações, resultando em bons resultados em saúde. Além do letramento em saúde, a autoeficácia (AE), definida como, um conjunto de crenças que criam a expectativa em um indivíduo de que ele é capaz de realizar uma ação específica, e que esta ação pode vir a gerar bons resultados, é uma importante variável que é relacionada com melhores resultados de qualidade de vida e na persistência do indivíduo em tratamentos de saúde. Dessa maneira, o estudo tem como objetivo avaliar se a AE está relacionada com o nível de LS de pessoas com DR, além disso, estabelecer se há uma relação dessas duas variáveis com a adesão destas pessoas a um programa de exercícios físicos. Trata-se de um estudo do tipo observacional transversal, do qual farão parte voluntários com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de DR. Os desfechos em relação aos níveis de AE e LS serão avaliados através da Escala de Autoeficácia Geral Percebida, o questionário 14-item Health Literacy Scale (HLS-14) e Newest Vital Sign (NVS). Os voluntários serão submetidos a um protocolo de exercício físico, onde a adesão ao tratamento fisioterapêutico será avaliada e relacionada com as variáveis AE e LS. Inicialmente, será verificada a distribuição estatística dos dados, a homocedasticidade e a esfericidade por meio dos testes Shapiro-Wilk, Levene e Mauchly, respectivamente. Para o cálculo de correlação entre as variáveis letramento em saúde, autoeficácia e adesão ao tratamento fisioterapêutico, será utilizado o teste de coeficiente de correlação de Pearson. Para todas as análises será adotado um nível de significância de 5% (p ¿ 0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)