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Aplicação de um Modelo Local Baseado na Tensão de Weibull para Previsão de Efeitos Geométricos em Arames de Tração

Processo: 25/01361-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2027
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Estruturas Navais e Oceânicas
Pesquisador responsável:Claudio Ruggieri
Beneficiário:Pavan Kumar
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/11162-6 - Avaliação de Tenacidade e Curva Mestra em Arames de Tração Utilizando Corpos de Prova Subdimensionados: Experimentos e Desenvolvimentos Metodológicos, AP.R
Assunto(s):Tenacidade à fratura   Tensão de Weibull   Integridade estrutural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aços de ultrarresistência | Arames de tração | dutos flexíveis | Modelo Local | tenacidade à fratura | Tensão de Weibull | Integridade Estrutural

Resumo

A extensão da vida útil em serviço e avaliação da criticidade de defeitos de dutos e risers fexíveis representam um ingrediente central à exploração e produção seguras de O&G em águas profundas e ultraprofundas. Especificamente no caso dos arames da armadura de tração, há claramente uma grande e importante lacuna em relação à correta avaliação das suas propriedades de resistência à fratura, qual seja: os arames de tração possuem seção transversal subdimensionada, o que, portanto, impede a extração de corpos de prova com dimensões maiores e com geometria mais convencional(padronizada), adicionando grande complexidade à execução de ensaios e, talvez mais importante,à correta interpretação dos resultados de tenacidade obtidos experimentalmente e sua correlação com o componente estrutural em serviço. Portanto, o projeto de pesquisa proposto complementa as atividades já descritas no projeto intitulado *Avaliação de Tenacidade e Curva Mestra em Arames de Tração Utilizando Corpos de Prova Subdimensionados: Experimentos e Desenvolvimentos Metodológicos* (Processo FAPESP 2024-11162-6) e contempla avanços adicionais e importantes sobre o desenvolvimento de uma metodologia para previsão de efeitos geométricos em arames de tração utilizando o modelo local (probabilístico) baseado sobre a Tensão de Weibull.

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