Busca avançada
Ano de início
Entree

Atuação de psicólogas escolares em um município do interior paulista: das expectativas iniciais à concretude da atuação crítica em psicologia escolar

Processo: 24/23504-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Silvana Galvani Claudino Kamazaki
Beneficiário:Gabriela Piccoli Lobos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atuação profissional | Psicologia Escolar Crítica | Psicologia Histórico- Cultural | Psicologia Escolar

Resumo

A presente investigação pretende, à luz da Psicologia Histórico-Cultural e na perspectiva crítica da Psicologia Escolar e Educacional, ambas fundamentadas no Materialismo Histórico-Dialético, contribuir com o processo de conhecimento das concepções, desafios e inovações das práticas desenvolvidas na atualidade pelos profissionais da Psicologia Escolar brasileira. Para tanto, como um recorte de uma pesquisa maior, de cunho nacional, denominada "Atuação de psicólogos escolares e educacionais na América latina: concepções, desafios e inovações nas políticas públicas de educação básica" de autoria da Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza que vem sendo desenvolvida por pesquisadores de todo o Brasil, a presente investigação propõe-se a levantar e analisar a natureza da atuação das profissionais da psicologia escolar do município de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, traçando um paralelo entre suas concepções e expectativas iniciais e as transformações decorrentes das possibilidades de atuação na realidade concreta. Para tanto, será realizado levantamento bibliográfico a fim de embasar teoricamente a pesquisa, bem como a construção e aplicação de entrevista semiestruturada, a ser realizada junto a profissionais de uma equipe de Psicologia Escolar do município escolhido. A pesquisa se justifica em função da implementação da Lei 13.935/2019 em vários municípios brasileiros e da premente necessidade de garantir uma atuação crítica em psicologia escolar, que supere a concepção biologizante e medicalizante das dificuldades escolares e que esteja comprometida com o desenvolvimento dos estudantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)