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Identificando a heterogeneidade em escores de risco cumulativo: uma ferramenta útil de visualização para o estudo de experiências adversas na infância

Processo: 25/03664-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Andreas Bauer
Beneficiário:Bruna Cardone Pedroso Elorza
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pesquisa quantitativa   Visualização de dados   R (software estatístico)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudos populacionais | Experiências Adversas na Infância | Pesquisa Quantitativa | R (software estatístico) | Risco cumulativo | visualização de dados | Experiências adversas na infância

Resumo

Evidências substanciais demonstram uma relação dose-resposta entre o número cumulativo de experiências adversas na infância (adverse childhood experiences - ACEs) e uma ampla gama de desfechos negativos para a saúde mental e física. No entanto, a mensuração do risco por meio do escore cumulativo de ACEs apresenta limitações metodológicas significativas, incluindo a suposição de pesos iguais para todas as ACEs na contribuição para o risco, a ausência de consideração para padrões específicos de exposição e dimensões da adversidade, além da falha em capturar interações entre eventos individuais. Embora essa abordagem continue amplamente utilizada, há escassez de pesquisas que quantifiquem e mapeiem a magnitude da heterogeneidade dentro do escore de risco de ACEs. O presente estudo tem como objetivo explorar essa heterogeneidade por meio de dados de duas grandes amostras populacionais dos Estados Unidos. Utilizaremos gráficos UpSet, uma técnica desenvolvida para visualizar múltiplas interseções entre conjuntos de variáveis, a fim de representar a distribuição dos escores cumulativos tanto como variável de contagem (e.g., 0-10 ACEs) quanto como variável categórica (exposição a 1, 2, 3 ou 4+ ACEs). Os achados contribuirão para a compreensão mais granular dos padrões de exposição a adversidades na infância e suas implicações na mensuração do risco cumulativo. Como produto final, este estudo resultará em um artigo de comunicação breve, com o estudante como primeiro autor, além de uma apresentação em um grupo de pesquisa especializado em exposição à violência. Adicionalmente, o estudante desenvolverá habilidades essenciais de pesquisa, incluindo identificação, acesso e manipulação de grandes bancos de dados quantitativos no software R, além de obter uma compreensão inicial sobre abordagens analíticas voltadas à mensuração do risco cumulativo.

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