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Desinformação climática em grupos vulneráveis: jornalismo como auxiliar no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável

Processo: 24/20743-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Angela Maria Grossi
Beneficiário:Davi Marcelgo Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | Desinformação Climática | Educação Midiática | Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) | vulnerabilidade climática | Educação Midiática

Resumo

O presente projeto de pesquisa aborda a desinformação climática em grupos vulneráveis, em especial crianças e adolescentes com idade entre 9 e 17 anos. Partindo da concepção de que a educação midiática pode ser um instrumento de emancipação social, buscaremos compreender a importância do cumprimento das metas colocadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), - em especial o item 13, que trata de Ação contra a mudança global do clima, nos subitens 13.2, 13.3 e 13.b -, a partir de ações que visam mitigar a desinformação climática, com atenção especial aos grupos vulneráveis. Os objetivos específicos são: entender como a desinformação climática afeta a qualidade de vida e a compreensão da importância da educação ambiental, com ênfase em grupos vulneráveis; verificar como a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo estimula e acompanha a educação midiática nas escolas; compreender o papel da BNCC no cumprimento das ODS e de ações globais para mitigação do problema climático global; verificar como organismo internacionais tem tratado o tema de desinformação climática. Como metodologia, será utilizada a pesquisa exploratória, com viés qualitativo, com os procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando a análise narrativa, com foco na investigação das ações globais e nacionais voltadas a mitigar a desinformação climática. Serão utilizadas as bases de dados dos principais organismos internacionais (ONU, Unesco, OCDE) e Nacionais (BNCC, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e demais documentos governamentais). Espera-se que essa pesquisa contribua para a melhor compreensão sobre a questão climática, diminua a desigualdade de acesso à informação qualificada e desperte a atenção de gestores escolares, educadores, jornalistas e atores políticos para a temática da desinformação climática. (AU)

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