Busca avançada
Ano de início
Entree

Infodemia odontológica: Aplicabilidade, credibilidade, facticidade e utilidade de conteúdos gerados por chatbots de inteligência artificial generativa relacionados ao uso de fluoretos para a prevenção da cárie dentária

Processo: 23/13934-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2028
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Thiago Cruvinel da Silva
Beneficiário:Matheus Lotto de Almeida Souza
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/11709-2 - Infodemia odontológica: Investigando o consumo, propagação e impacto psicofisiológico de informações falsas sobre saúde bucal, AP.R
Assunto(s):Desinformação   Flúor   Internet
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desinformação | Estratégias de eSaúde | Fluor | Internet | Odontopediatria

Resumo

A análise de dados gerados pela produção e consumo de informações digitais na área da saúde pode ser extremamente valiosa para identificar as necessidades de diversas comunidades, auxiliando no planejamento e na implementação de políticas e ações de saúde pública. Nesse contexto, pesquisadores têm se concentrado em dados de motores de busca e redes sociais, que são as principais fontes de informações on-line sobre saúde bucal. No entanto, o surgimento de chatbots baseados em inteligência artificial generativa (IAG) tende a transformar a forma como as pessoas buscam conteúdos digitais. Apesar disso, há uma lacuna significativa no entendimento das capacidades e limitações desses chatbots, especialmente em relação às informações sobre fluoretos. Em particular, a análise crítica da propagação de conteúdos conflitantes nesse contexto ainda é uma área pouco explorada. Portanto, este projeto tem como objetivo realizar uma investigação abrangente das respostas geradas por chatbots de IAG em relação a conteúdos favoráveis e desfavoráveis ao uso dos fluoretos para a prevenção da cárie dentária. Nesse sentido, torna-se imperativo esclarecer: a) O tipo de conteúdo gerado pelas respostas dos chatbots de IAG no contexto do uso dos fluoretos para a prevenção da cárie dentária; b) A autopercepção de pais e responsáveis sobre a facticidade dos conteúdos gerados por chatbots de IAG sobre o uso de fluoretos para a prevenção da cárie dentária em crianças, considerando o conhecimento sobre a fonte das mensagens; e c) A autopercepção dos pais e responsáveis quanto a credibilidade dos conteúdos sobre o uso de fluoretos para a prevenção da cárie dentária, comparando respostas oferecidas por profissionais odontopediatras e chatbots de IAG. Dessa forma, o projeto é dividido em três estudos distintos: 1) Análise Qualitativa das Respostas de Chatbots de IAG Geradas por Perguntas Relacionadas a Conteúdos sobre o Uso dos Fluoretos na Prevenção da Cárie Dentária, através de análise de conteúdo; 2) Determinação das Perspectivas dos Usuários da Internet ao Consumirem Conteúdos Favoráveis e Desfavoráveis ao Uso dos Fluoretos para a Prevenção da Cárie Dentária Geradas por Chatbots de IAG em Ambiente Digital, pela condução de uma intervenção informacional randomizada triplo-cega, transversal e paralela; e 3) Determinação das Percepções dos Pais ou Responsáveis ao Consumirem Conteúdos Favoráveis sobre o Uso dos Fluoretos para a Prevenção da Cárie Dentária Disponibilizados por Profissionais e Chatbots de IAG, pela condução de uma intervenção informacional randomizada, tripla-cega, transversal e paralela. A análise estatística será conduzida de acordo com a normalidade e homogeneidade dos dados. Valores de P<0,05 serão considerados para diferenças estatísticas significativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)