Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento pós-embrionário em Decapoda de água doce: descrição morfológica do estágio recém eclodido do caranguejo Goyazana castelnaui (H. Milne Edwards, 1853) (Brachyura: Trichodactylidae)

Processo: 25/00577-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Felipe Bezerra Ribeiro
Beneficiário:Eduardo Peripato Alves de Brito
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Brachyura   Carcinologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brachyura | Caranguejos de água-doce | juvenil | Morfologia externa | Carcinologia

Resumo

Trichodactylidae Milne Edwards, 1853 é uma família de caranguejos exclusivamente de água doce, que possui desenvolvimento pós-embrionário direto, em que os ovos eclodem diretamente em juvenis que apresentam uma morfologia similar à do adulto. Estudos sobre desenvolvimento pós-embrionário de caranguejos de água doce são bastante escassos. Desta forma, este projeto tem como objetivo descrever e ilustrar a morfologia externa do estágio juvenil recém eclodido do caranguejo Goyazana castelnaui (H. Milne Edwards, 1853). Este projeto se propõe a reconhecer caracteres para a identificação dos juvenis dessas espécies e sua diferenciação em relação a juvenis de outras espécies. Serão confeccionadas lâminas semi-permanentes dos apêndices dos juvenis, que serão ilustrados com o auxílio de um microscópio óptico equipado com câmera lúcida. Para analisar as características da carapaça e observar melhor a morfologia das cerdas será utilizada a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e a microtomografia computadorizada. Esse trabalho tem sua relevância fundamentada no seu potencial de auxiliar na conservação dessa espécie, por ajudar na identificação da presença dela sem que haja a necessidade de coletar um indivíduo maduro, além de contribuir ao conhecimento científico acerca da ontogenia e poder auxiliar no entendimento das relações filogenéticas do grupo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)