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Caracterização da preferência dos estilos de aprendizagem dos estudantes do curso de medicina veterinária

Processo: 24/22030-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Marcelo Rodrigues da Cunha
Beneficiário:Emanuelle Emmy Leite
Instituição Sede: CENTRO UNIVERSITARIO NOSSA SENHORA PATROCINIO/CEUNSP
Assunto(s):Educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Estilos de Aprendizagem | Medicina Veterinária | Educação Médica Vetrinária

Resumo

Os estilos de aprendizagem referem-se às maneiras individuais pelos quais os alunos percebem, processam e memorizam informações. Essas preferências são influenciadas por características cognitivas, afetivas e fisiológicas, que impactam diretamente no modo como os alunos assimilam conteúdo. Além disso, a diversidade de origens culturais e educacionais dos alunos exige adaptações no ensino para garantir a equidade no aprendizado. No contexto da Medicina Veterinária, com um currículo exigente e interdisciplinar, o conhecimento dos estilos de aprendizagem dos alunos é ainda mais relevante, visto que isto pode contribuir com novas estratégias de ensino e aprendizado, refletindo assim no melhor desempenho acadêmico e diminuindo a sobrecarga cognitiva dos alunos, frequentemente associados à desmotivação e ao estresse. Desta maneira, conhecer o perfil e a preferência de estudo dos alunos é fundamental para sua formação como Médico Veterinário e consequentemente refletindo no melhor tratamento veterinário e promoção a saúde dos animais assim como nas demais diversas atuações do Médico Veterinário no mundo de trabalho, inclusive na saúde humana. Assim, o objetivo dessa pesquisa será avaliar as preferências dos estilos de aprendizagem dos alunos do primeiro ao quarto semestre de Medicina Veterinária de um Centro Universitário do estado de São paulo, identificando como esses estilos influenciam seu rendimento escolar e a preparação para o exercício profissional. Para isto, será utilizado o aplicativo EdA (Estilos de Aprendizagem 1.0), que inclui 44 perguntas do questionário conhecido como Index of Learning Styles (ILS) de Felder-Soloman (anexo 1) para a avaliação dos índices de estilos de aprendizado caracterizados como sensorial/intuitivo, visual/verbal, ativo/reflexivo, sequencial/global. Desta maneira, o programa EdA é uma ferramenta inovadora e muito interessante pois fornece os resultados do perfil do aluno logo após o participante responder ao questionário ((anexo 2 - simulação). Assim sendo, este estudo irá avaliar o perfil dos alunos da Medicina Veterinária nas categorias de percepção (sensorial/intuitivo: como o indivíduo responde ao ambiente de ensino), entrada (visual/verbal: como a informação é recebida), processamento (ativo/reflexivo) e compreensão (sequencial/global: como a informação é processada). As informações adquiridas sobre o estilo de aprendizado dos alunos serão comparadas com o rendimento escolar dos mesmos em algumas disciplinas (unidades curriculares) do ciclo básico de forma a ter subsídios para o melhor entendimento da magnitude do impacto que o estilo de aprendizado possa ter no desempenho acadêmico. Os dados obtidos serão submetidos a uma análise estatística não paramétrica para a análise dos dados, considerando o índice de significância p<0,05.

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