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Leitura e Ansiedade: Uma análise dessa emoção em discursos sobre essa prática

Processo: 25/05137-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Ricardo José Liani Filho
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Ansiedade   Emoções   Leitores   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | ansiedade | Emoções | Leitor | Leitura | Análise do discurso

Resumo

Esta proposta de pesquisa de Iniciação Científica é um desdobramento do projeto "Leitores orgulhosos, leitores envergonhados: as emoções em discursos sobre a leitura" (FAPESP 2020/03615-0), dedicado ao levantamento e análise de enunciados nos quais se evocava o orgulho ou a vergonha relacionados à leitura. Visando ampliar e aprofundar a análise das formas de materialização discursiva das emoções quando se enuncia sobre a leitura, sobre o leitor ou sobre o livro, nesta IC buscaremos focalizar uma emoção específica: a ansiedade. Em mapeamento preliminar de textos em que ao se referir à leitura relacionavam essa prática à ansiedade, constatamos genericamente até o momento haver dois macro tipos de textos: aqueles em que a leitura é representada como prática salutar no combate à ansiedade e aqueles, mesmo que em menor número, em que a leitura é a fonte, é a razão da ansiedade. Nesta IC, prevemos o trabalho de levantamento de corpus representativo deste aspecto, ou seja, da relação da leitura com o afeto da ansiedade tal como expresso em textos da atualidade, provenientes de buscas no universo digital por meio de diferentes máquinas e buscadores, mobilizando para isso os seguintes pares de palavras-chave: leitura/ansiedade; leitor/ansiedade; livro/ansiedade. Nossa expectativa é obtermos um conjunto significativo de textos que nos permitam qualificá-los e classificá-los em conjuntos em função de regularidades quanto ao que enunciam, quanto ao modo como enunciam, quanto aos efeitos visados com o que se enuncia quando se articula a leitura ao sentimento de ansiedade. Para este levantamento e constituição de um corpus de apoio para uso coletivo em pesquisas do Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE-CNPq/UFSCar) voltadas para a análise das emoções em seu funcionamento em discursos sobre a leitura, nos fundamentaremos em princípios da Análise do discurso, especialmente a partir das reflexões de Michel Foucault (1999), em princípios da História cultural da leitura, segundo Roger Chartier (1998; 2002) e da Sociologia da distinção cultural segundo Pierre Bourdieu (1990; 1999), assim como das reflexões no campo da História das sensibilidades dedicados à ansiedade, como aquelas conduzidas por Jean-Jacques Courtine (2016). Também recorreremos aos estudos que tem sido conduzidos no Brasil por diferentes pesquisadores dedicados aos discursos sobre a leitura na atualidade, a saber, por Abreu (2001), por Barzotto e Brito (1998), por Curcino (2020, 2022), entre outros. (AU)

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