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Representação Científica das Favelas: uma análise crítica da atuação do CEFAVELA nas redes sociais

Processo: 25/02414-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Vanessa Elias de Oliveira
Beneficiário:Sarah Oliveira Fernandes
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil, Brasil  
Vinculado ao auxílio:22/12259-8 - Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA)., AP.CEPID
Assunto(s):Análise crítica   Divulgação científica   Redes sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise crítica | Divulgação Científica | redes sociais | Representação científica | Comunicação e redes sociais

Resumo

O projeto de pesquisa "Representação Científica das Favelas: uma análise crítica da atuação do CEFAVELA nas redes sociais" tem como objetivo investigar como o Centro de Estudos das Favelas (CEFAVELA), vinculado à Universidade Federal do ABC (UFABC), utiliza suas plataformas digitais para comunicar ciência e promover suas pesquisas sobre e para favelas. O estudo busca compreender como as narrativas científicas do centro de pesquisas são construídas e divulgadas nas redes sociais, avaliando sua capacidade de engajar públicos periféricos e romper estereótipos sobre as favelas. A pesquisa envolverá o mapeamento do público-alvo das redes sociais do CEFAVELA (em especial Instagram e Youtube), análise de conteúdos publicados nas plataformas e observação de métricas de engajamento. Com base nos resultados, o estudo pretende propor diretrizes para aprimorar a comunicação científica do CEFAVELA, promovendo maior acessibilidade, inclusão e impacto das pesquisas realizadas. Este projeto contribui para o fortalecimento das favelas como espaços legítimos de produção de conhecimento e para a ampliação da visibilidade da ciência produzida nas, para e pelas periferias das grandes cidades. (AU)

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