Formação de Professores Supervisores de Química para a Equidade Educacional
Formação de professores de ciências para a equidade educacional
Analisando a Prática Docente sob a Perspectiva da Formação Interdisciplinar
Processo: | 25/06162-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2025 |
Data de Término da vigência: | 31 de março de 2026 |
Área de conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Química |
Pesquisador responsável: | Amadeu Moura Bego |
Beneficiário: | Thaisa Mary Carvalho |
Instituição Sede: | Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 22/06924-9 - Formação de professores de ciências para a equidade educacional, AP.EP |
Assunto(s): | Desenvolvimento profissional Desenvolvimento sustentável Ensino público Equidade educacional Ensino de química |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Desenvolvimento profissional | Desenvolvimento Sustentável | ensino público | Equidade Educacional | Formação continuada de professores | Ensino de Química |
Resumo Dada a relevância mundial da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (DS), esteprojeto vincula-se ao ODS-4, específico para a educação, objetivando a análise dos efeitos deciclos reiterados de implementação de um percurso formativo inovador, pautado nos princípiosda equidade educacional (EE), na prática de ensino de professores de ciências em exercício. Avertente da formação de professores (FP) para a EE é especificamente pautada na meta 4.c doODS-4, que dispõe sobre a necessidade de ações que visem aumentar o contingente deprofessores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional, envolvendo os paísesem desenvolvimento. Por meio da triangulação dos dados obtidos tanto em uma pesquisaetnográfica quanto em um levantamento cienciométrico, foram identificados 6 conjuntos defatores teóricos e práticos e 3 dimensões essenciais que informam as práticas centrais de ensino,formando uma estrutura conceitual pedagógica para a proposição de percursos inovadores paraexperiências de FP focadas na promoção da EE. Para a consecução dos objetivos, propõe-se comodesenho de pesquisa o Design-Based Research (DBR) e como fontes de informação sujeitos,documentos e espaços. Como instrumentos de coleta de dados para cada um dos tipos de fontesde informações serão utilizados: 1. Observações; 2. Gravações; e 3. Entrevistas Reflexivas eGrupos Focais. Em função do grande volume de informações textuais gerados apósprocedimentos de transcrição, empregaremos os princípios da Análise de Conteúdo para aanálise dos dados qualitativos coletados. Espera-se gerar evidências científicas robustas acercade uma abordagem inovadora de formação continuada para professores de ciências em exercíciocom foco específico na promoção da EE, bem como melhoriassubstantivas no processo de ensinoe aprendizagem dos conteúdos curriculares nas escolas parceiras com vistas à formação cidadãintegral de todos os estudantes e à redução das desigualdades educacionais. | |
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