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Trilhas educacionais para Ciências e Energias Renováveis baseadas em experimentação com tecnologias abertas.

Processo: 25/06492-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2027
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Hugo Enrique Hernández Figueroa
Beneficiário:Bernardo Salvador Grael
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Tecnologia social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Tecnológica | Energia e Cidadania | STEAM na Educação Básica | Tecnologia e Educação | Tecnologia na Inclusão Social | tecnologia social | Tecnologia e Educação

Resumo

A contemporaneidade impõe desafios complexos, como a transição dos paradigmas energéticos, a busca pela sustentabilidade, a inclusão social e a digitalização das relações de trabalho. Tais desafios são especialmente relevantes para países em desenvolvimento, como o Brasil, que enfrentam defasagens técnicas, sociais e econômicas significativas. A disseminação de energias renováveis esbarra em obstáculos tecnológicos, econômicos, socioculturais e institucionais. Entre eles, destacam-se tecnologias que não atendem plenamente às necessidades dos usuários ou que não são economicamente viáveis. Além disso, barreiras socioculturais e institucionais precisam ser superadas em larga escala para que a transição energética se concretize de forma eficaz. Nesse contexto, os autores defendem que a educação em energias renováveis deve ocorrer de maneira ampla e acessível, capacitando as populações para a adoção dessas tecnologias. É fundamental desenvolver estratégias educacionais inovadoras, especialmente no âmbito da educação básica e média, para promover o conhecimento e o uso das fontes renováveis.Partindo dessa premissa - e inspirados pelo sucesso do Prof. Fabiano Fruett (coorientador desta dissertação de mestrado) e seu grupo de pesquisa no desenvolvimento do BitDogLab, uma placa de hardware de código aberto, de baixo custo e fácil utilização, projetada para o ensino interativo e envolvente das disciplinas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics) -, propõe-se a expansão das funcionalidades dessa ferramenta. O objetivo é utilizá-la como instrumento de disseminação dos conceitos relacionados à transição energética, abrangendo aspectos tecnológicos, científicos e de conscientização cidadã entre estudantes do ensino fundamental e médio no Brasil.Essa abordagem não apenas facilita a compreensão prática das energias renováveis, como também fomenta a formação de uma geração mais consciente e preparada para os desafios energéticos do futuro. Ao integrar tecnologia, educação e sustentabilidade, o projeto busca superar barreiras socioculturais e institucionais, contribuindo para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

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