Busca avançada
Ano de início
Entree

A combinação de NEUROFEEDBACK por HEMOENCEFALOGRÁFICO (HEG) e MINDFULNESS para a redução do estresse no ambiente de trabalho: Ensaio Clínico Randomizado.

Processo: 25/02251-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Eurípedes Constantino Miguel Filho
Beneficiário:Nestor Sousa Junior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/12901-9 - Centro Nacional de Ciência e Inovação em Saúde Mental (CISM), AP.ESP
Assunto(s):Estresse   Atenção plena   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:depressão e ansiedade | Ensaio randomizado controlado | Estresse | Mindfulness | Neurofeedback hemoencefalográfico | Neuromeditação | Saúde Mental | Psiquiatria

Resumo

A Organização Mundial da Saúde (OMS), no seu relatório "Transformando a Saúde Mental para Todos", sublinha a necessidade de abordar problemas de saúde mental como estresse, depressão e ansiedade no local de trabalho. Promover o bem-estar mental dos funcionários não apenas melhora a sua qualidade de vida, mas também aumenta a produtividade e os resultados econômicos. Problemas de saúde mental são identificados como principais causas de incapacidade global, resultando em perda significativa de dias de trabalho. Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) são destacadas pela OMS como métodos eficazes para melhorar a saúde mental, sendo o Mindfulness definido como a atenção plena ao momento presente sem julgamentos, eficaz na redução do estresse. Programas de IBMs geralmente duram oito semanas e incluem conteúdos teóricos e práticos para incorporar a meditação na rotina diária. A combinação de neuromeditação com neurofeedback por HEG oferece uma abordagem promissora para a saúde mental. Estudos indicam que essas técnicas podem reduzir o estresse e promover estados emocionais positivos. Um ensaio clínico recente mostrou que um treinamento de mindfulness assistido por neurofeedback pode reduzir o estresse dos funcionários e melhorar a resiliência e o relaxamento, com efeitos duradouros. O objetivo geral deste estudo é comparar os efeitos de um programa de Mindfulness orientado por Neurofeedback hemoencefalográfico (HEG) verum e sham. Método: Ensaio Clínico Randomizado, duplo-cego e controlado por simulação sham. Os participantes serão randomizados para receber 8 semanas de neuromeditação em uma das duas condições: neuromeditação: Neurofeedback HEG Neurobots e Mindfulness - NHNM verum (grupo experimental) e neuromeditação: Neurofeedback HEG Neurobots e Mindfulness - NHNM sham (grupo controle). As avaliações serão realizadas na linha de base, ao término da 8ª semana e no seguimento nos meses 1 e 3. O estudo será randomizado e com duplo mascaramento. A razão de alocação será de 1:1. Para que os dois grupos de alocação tenham tamanhos semelhantes, à randomização se dará em blocos aleatórios de 4 e 8 participantes, garantindo confidencialidade na alocação. O estudo será realizado em dois Centros Universitários localizados nos municípios de Jaguariúna e Indaiatuba, interior de São Paulo. Considerações estatísticas: O Cálculo amostral indicou uma necessidade de 45 participantes por grupo. Antecipando um desgaste de 10% por perdas e recusas, o tamanho da amostra foi ajustado para incluir 50 participantes por grupo.Palavras-chaves: Mindfulness, Neuromeditação, Neurofeedback hemoencefalográfico, Saúde Mental, Estresse, Depressão, Ansiedade, ensaio randomizado controlado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)