Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma década de pesquisa, inovação e difusão: a trajetória e a conexão entre iniciativas do cepid neuromat

Processo: 25/01835-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Fernando Jorge da Paixão Filho
Beneficiário:André Mateus Rodeguero Stefanuto
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Brasil  
Vinculado ao auxílio:13/07699-0 - Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática - NeuroMat, AP.CEPID
Assunto(s):Divulgação científica   Wikipédia   Jornalismo científico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Data Storytelling | Divulgação Científica | Legado Institucional | neuromatematica | storytelling | wikipédia | Jornalismo Científico

Resumo

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), fundado em2013, dedica-se a diversas atividades de pesquisa, inovação e transferência tecnológica, assim comode comunicação e divulgação científica. Desde sua fundação, o Centro construiu uma relevantetrajetória cujos dados estão disponíveis, entre outras fontes, em seus relatórios anuais. Essesregistros destacam suas contribuições para o fortalecimento de uma cultura científica, mas nemsempre estão organizados em formatos que possibilitam um amplo acesso e viabilizem uma maiorcompreensão sobre o projeto. Para tornar sua história mais acessível a diferentes públicos, incluindotomadores de decisão, este projeto propõe utilizar técnicas de storytelling e data storytelling,apresentando a trajetória do NeuroMat de forma envolvente. Além disso, esforços teóricosconcentram-se em explorar as conexões entre as estratégias de comunicação do Centro, como suapresença na mídia e o engajamento do público com conteúdos na Wikipédia, analisando temas etendências ao longo do tempo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)