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Fontes para a História da Geografia Escolar da província de São Paulo: leis, livros, currículos e programas

Processo: 25/03866-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Manoel Fernandes de Sousa Neto
Beneficiário:José Filipe Marques Camara
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História das disciplinas escolares   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fontes documentais | Geografia escolar | História das Disciplinas Escolares | Províncias | São Paulo | Historia da Geografia Escolar

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral identificar e catalogar documentos como livros didáticos, legislações, periódicos, currículos e programas de ensino que dizem respeito ao ensino de Geografia na província de São Paulo entre o século XIX e a década de 1930. Nossa proposta vincula-se ao Projeto em Rede Fontes para a História da Geografia Escolar: leis, livros didáticos, currículos e programas das províncias do Brasil, financiado pelo Edital 40/22 e pretende ser um braço da pesquisa em São Paulo. O referido projeto é nacional e empenha esforços para a criação de um acervo digital público de fontes para História da Geografia Escolar. O projeto que hora apresento está inserido no contexto de crescimento das pesquisas na área nas últimas décadas, e se contrapõe à ideia de uma homogeneidade da Geografia Escolar no Brasil, durante o século XIX, tradicionalmente associada ao Colégio Pedro II como base referencial. A presente proposta se baseia na concepção teórico-metodológica de que a disciplina escolar teve e tem finalidades, por vezes contraditórias, designadas por um complexo sistema de ideais e interesses próprios a diferentes atores da sociedade, em determinado espaço e tempo. As fontes documentais, por sua vez, são a melhor maneira de compreender essas finalidades. Como resultados esperados almeja-se fomentar a pesquisa científica no campo da História da Geografia Escolar brasileira e principalmente paulista, contribuindo na compreensão do sentido que o ensino de Geografia teve no passado e suas repercussões e formas na contemporaneidade. (AU)

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