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Avaliação da resistência ao desgaste da liga Cr40Co40Ni20 com e sem a adição de boro

Processo: 25/07362-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Lucas Barcelos Otani
Beneficiário:Hugo Perez Dias Rocha
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Boretos   Boro   Desgaste abrasivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Boretos | Boro | CrCoNi | Desgaste abrasivo | Liga multicomponente principal | Design de Liga

Resumo

A liga Cr40Co40Ni20 é uma variação do sistema CrCoNi, classificada como uma liga multicomponente principal (ou de média entropia), reconhecida por sua alta resistência mecânica e boa ductilidade, sendo indicada para aplicações em ambientes e/ou condições extremas. Esta composição apresenta o efeito TRIP (Transformation Induced Plasticity), mecanismo também associado à excelente resistência ao desgaste de aços Hadfield, amplamente estudados na literatura. Embora ligas CrCoNi já demonstrem bom desempenho frente ao desgaste abrasivo, ainda há margem para avanços significativos, especialmente com a introdução de elementos de reforço pouco explorados, como os boretos. Portanto, este estudo tem como objetivo avaliar a influência da adição de boro na resistência ao desgaste abrasivo da liga Cr40Co40Ni20, correlacionando aspectos microestruturais com os mecanismos de desgaste envolvidos. Para isso, serão fabricadas amostras com diferentes teores de boro por fusão a arco elétrico, seguidas de tratamentos termomecânicos, além da comparação com amostras obtidas por conformação por spray. A metodologia inclui caracterizações microestruturais, ensaios mecânicos (microdureza e tração) e ensaios de desgaste. Espera-se que a adição de boro promova a formação de boretos que aumentem a resistência ao desgaste, com controle das possíveis perdas de ductilidade, possibilitando a identificação de composições e rotas de processamento mais eficazes para a otimização simultânea dessas propriedades e comportamento deste material. (AU)

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