Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de temas proeminentes nos discursos dos YouTubers brasileiros de direita

Processo: 25/07230-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Sylvia Iasulaitis
Beneficiário:Bruno Vinicius Leite Martins Bastos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/03090-0 - Análise de grandes volumes de dados políticos e redes complexas: mineração, modelagens e aplicações em Ciência Política Computacional, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Conservadorismo (política)   Eleições (processo político)   YouTube   Análise de redes sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conservadorismo | Eleições | influenciadores digitais | Youtube | Análise de Redes Sociais

Resumo

Diante do advento da era da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação ocupam uma posição central, e considerando o crescimento de uma direita mais extremada em várias partes do mundo, esta pesquisa busca investigar as influências potenciais da comunicação mediada por computador como uma via importante para compreender esse fenômeno. O foco recai sobre a análise de vídeos no YouTube de influenciadores que, segundo a hipótese do estudo, desempenharam um papel relevante na difusão de mensagens que contribuíram para a reativação da direita no Brasil, especialmente na forma de um conservadorismo popular. Combinando Análise de Conteúdo e Análise Qualitativa Comparativa (QCA), a pesquisa visa identificar quais elementos discursivos se repetem com maior frequência e quais são mais relevantes na construção da mensagem desses influenciadores, influenciando a adesão e o engajamento da audiência. Se buscará compreender se esses influenciadores podem ser considerados como novos intelectuais orgânicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)