Busca avançada
Ano de início
Entree

Coleta, organização e armazenamento de informações de pesquisa obtidas em aulas do Ensino Médio

Processo: 25/05608-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Sasseron Roberto
Beneficiário:Natália Machado Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/11360-0 - Um estudo sobre o ensino de ciências como prática social e sua potencialidade para a formação de sujeitos críticos e participativos, AP.R
Assunto(s):Literacia científica   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização científica | ensino de ciencias | Práticas sociais das ciências | Ensino de Ciências

Resumo

Este plano vincula-se às atividades do projeto "Um estudo sobre o ensino de ciências como prática social e suapotencialidade para a formação de sujeitos críticos e participativos", que, dentre outras atividades, analisará materiais coletados emaulas de Ciências da Natureza do Ensino Médio. As atividades que devem ser desenvolvidas pelo bolsista TT correspondem a açõesdescritas nas etapas 3 e 4 do projeto e se referem a (1) Organizar informações que foram coletadas em sala de aula do Ensino Médio de uma escola pública, emformato de áudio, de vídeo e de materiais gráficos, durante a implementação de proposta didática pautada no ensino de ciências como prática social; (2) Categorizar e classificar interações entre estudantes e professor em situações de sala de aula com atividades pautadas no ensino de ciências como prática social.O aluno deve se encarregar de organizar os dados audiovisuais coletados e digitalizar os documentos gráficos produzidos em aula por professor e estudantes.Para as ações de categorização e classificação, é esperado que o bolsista transforme as gravações em material escrito, transcrevendotrechos ou episódios completos de aulas gravadas; que o bolsista insira este material no software NVivo; e que participe de reuniõescom a equipe para classificação de episódios e de materiais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)