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Para onde estão indo as mulheres? Uma análise do "efeito leaky pipeline de gênero"

Processo: 25/02779-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2027
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Janina Onuki
Beneficiário:Flavia Couto e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/07129-2 - GENDER STI: igualdade de gênero em ciência, tecnologia e inovação: diálogos bilaterais e multilaterais, AP.TEM
Assunto(s):Carreira   Ciência e tecnologia   Gênero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Academia | carreira | Ciência e Tecnologia | Gênero | Gênero e Relações Internacionais

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar quais são os fatores determinantes para que haja diminuição ou não dos gender gaps (lacunas de gênero) entre os diferentes níveis acadêmicos de Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa, mais especificamente entre o MS-3.1, o nível inicial da docência, e o MS-6, o nível mais avançado, na Universidade de São Paulo, que será aqui observada como estudo de caso. Em outras palavras, busca-se compreender o que motiva diminuição ou estagnação do efeito leaky pipeline de gênero, isto é, a ausência progressiva de mulheres ao longo das diferentes etapas acadêmicas (CRONIN & ROGER, 1999), na USP. Trabalhar-se-á com quatro hipóteses: H1: Mudanças institucionais no sentido de apoio à carreira feminina na Universidade de São Paulo estão associadas à diminuição dos gender gaps e do efeito leaky pipeline de gênero; H2: A proporção de mulheres entre docentes de uma unidade da USP não está associada à redução do efeito leaky pipeline de gênero; H3: Aumento ao longo dos anos da porcentagem de mulheres em níveis iniciais da docência não se converte em aumento da porcentagem de mulheres nos níveis mais avançados; H4: A presença de mulheres em cargos de diretoria nas unidades da USP está associada à redução do efeito leaky pipeline de gênero. Adotar-se-á uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos para obter uma compreensão abrangente da realidade sobre os gender gaps na USP. Assim, para além da coleta de dados disponíveis nos Anuários USP e a utilização do banco de dados financiado pela Fapesp através do Projeto Temático Gender STI (processo número 2020/07129-2), realizar-se-á entrevistas em profundidade com professoras de unidades selecionadas para se ter uma compreensão ampla das percepções e experiências do corpo docente a respeito dos determinantes da distribuição de gênero em cada fase da carreira. (AU)

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