Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da proteína codificada pelo gene PBANKA_1459100 como um receptor de ativação da gametogênese em Plasmodium.

Processo: 25/05871-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Daniel Youssef Bargieri
Beneficiário:Janaína Tenorio Novais
Supervisor: Mathieu Brochet
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université de Genève, Suíça  
Vinculado à bolsa:23/00431-3 - Caracterização da proteína codificada pelo gene PBANKA_1459100 como um receptor de ativação da gametogênese em Plasmodium, BP.DD
Assunto(s):Malária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bloqueio de Transmissão | Gametocitos | malária | Malária

Resumo

A malária é uma doença antiga que desempenhou um papel significativo na história da humanidade. Apenas em 2022, foram reportados 249 milhões de casos em 85 países endêmicos, resultando em 608.000 óbitos. O ciclo de vida do parasita é complexo, e o tratamento e a prevenção eficazes da malária requerem o desenvolvimento de estratégias direcionadas a estágios-chave desse ciclo.Para viabilizar o estudo de estratégias de bloqueio da transmissão, nosso grupo desenvolveu uma nova ferramenta para triagem em larga escala da formação de zigotos e oocineto, baseada em Plasmodium berghei. O parasita transgênico, denominado PbOokluc, expressa a enzima nanoluciferase exclusivamente após a formação do zigoto, permitindo a detecção da presença de zigotos e oocinetos por meio de um ensaio baseado em luminescência. Utilizando essa ferramenta, identificamos que o gene PBANKA_1459100 é essencial para a fertilização. A deleção desse gene impede a ativação dos gametócitos, bloqueando, assim, a formação de gametas e interrompendo a progressão do ciclo sexual do parasita.Ao correlacionar processos conhecidos de ativação de gametócitos com os resultados obtidos a partir de estudos utilizando parasitas PBANKA_1459100KO, levantamos a hipótese de que essa proteína desempenha um papel nas vias de mobilização de cálcio. Para investigar essa hipótese, propomos um projeto BEPE em colaboração com o grupo do Dr. Mathieu Brochet, reconhecido por suas pesquisas nessa área. A aplicação das técnicas avançadas desenvolvidas pelo grupo Brochet para explorar o potencial papel da proteína Pb1459100 nas vias de mobilização de cálcio contribuirá significativamente para a qualidade da minha pesquisa e para o esclarecimento de sua função. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)