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Contextualização acústica de arquivos sonoros: auralização de fonogramas de sonoplastia a partir de respostas impulsivas de salas

Processo: 25/04816-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2029
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jose Augusto Mannis
Beneficiário:Paulo Assis Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/15032-4 - Arquivos sonoros de teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em artes cênicas, AP.JP
Assunto(s):Acústica   Sonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acústica | Arquivos sonoros de teatro | auralização | sonoplastia | Sonologia

Resumo

Recursos de áudio em mídias gravadas, inscritos numa narrativa cênica ou musical, não constituem em si um elemento sonoro ou musical concluído, pois ainda devem ser submetidos a diversas operações, antes de serem reproduzidos em performance, ou seja, projetados à audiência nas salas de espetáculos. O conteúdo fixado em mídia é desenhado sonora e espacialmente na performance do sonoplasta, abrangendo diversos aspectos relativos a cada elemento sonoro ou musical: como entra, como sai; como evolui, como flutua, como varia; onde surge, para onde vai, como se move ou onde se aloja de maneira fixa. Além disso, em sonoplastia, todos esses detalhes interagem com: falas, movimentos de corpos ou elementos cênicos; a dinâmica da luz; atitudes de performers etc. A sonoplastia, portanto, não se limita a escolher, manipular, definir e reproduzir mídias sonoras, mas, além disso, abrange a maneira como fazer isso acontecer no espaço cênico, se estendendo por toda a complexa e extensa trajetória de fenômenos sonoros até chegar às orelhas da audiência. Nesse contexto, esta pesquisa se propõe: (1) a estudar como esses recursos de áudio, definidos e inscritos em roteiros, integram uma performance cênica, e (2) a desenvolver uma ferramenta de auralização para simular os fenômenos de projeção sonora em sala de espetáculo. Para tanto, utilizaremos o rico acervo da sonoplasta Tunica Teixeira e constituiremos um banco de medições acústicas de algumas das destacadas salas de espetáculo do teatro paulistano, a partir das quais poderemos ouvir como os recursos sonoros mantidos em acervos de teatro soariam em performance nessas salas, proporcionando, assim, uma inédita contextualização acústica de documentos originais de trilhas sonoras de peças de teatro para reprodução em performance. (AU)

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