Busca avançada
Ano de início
Entree

Plataforma point-of-care para diagnóstico via LAMP-CRISPR-Cas12a do Reovírus Aviário (ARV) e do Vírus da Doença Infecciosa da Bursa (IBDV).

Processo: 25/09023-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2029
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Clarice Weis Arns
Beneficiário:Pedro Augusto Freire de Sá Pontes
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11968-2 - Centro Plataforma Tecnológica em Sanidade Animal, AP.CCD
Assunto(s):Técnicas de diagnóstico molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:CRISPR-Cas12a | Diagnóstico Molecular | Lamp | vírus aviários | Virologia-Avicultura-Diagnóstico Rápido

Resumo

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (2024), o Brasil mantém sua posição como o maior exportador e terceiro maior produtor mundial de carne de frango, alcançado graças ao rigoroso controle sanitário dos planteis avícolas nacionais. Entre os desafios à avicultura, destacam-se o Reovírus Aviário (ARV) e o Vírus da Doença Infecciosa da Bursa (IBDV), agentes etiológicos causadores de tenossinovite, artrite e imunossupressão, que causam impactados significativos a indústria avícola (BERG, 2000; NOUR; MOHANTY, 2024). Estudos recentes demonstram que variantes destes patógenos circulam o território brasileiro, comprometendo a eficácia das estratégias de controle convencionais (DE FRAGA et al., 2019; LUNGE et al., 2022). O controle dessas doenças baseia-se principalmente em medidas preventivas, com ênfase na vacinação e biosseguridade, uma vez que atualmente não existe tratamento específico para estes patógenos em aves comerciais (GAMBLE; SELLERS, 2022; GAO et al., 2024). O método de diagnóstico molecular mais utilizado nestes dois vírus, considerado padrão de referência, é a Reação em Cadeira da Polimerase em Tempo Real (qPCR) (LI et al., 2020). No entanto, essa tecnologia demanda mão de obra especializada e alto investimento em mão equipamentos e logística. Desta forma, o desenvolvimento de um método de diagnóstico rápido para a identificação desses patógenos torna-se fundamental para evitar perdas econômicas e controlar de forma eficaz a transmissão viral em aves comerciais. A proposta de inovação deste projeto se resine na integração da técnica LAMP com a tecnologia CRISPR-Cas12a, visando aumentar a sensibilidade e especificidade do teste, combinada a tecnologia NALFIA para visualização rápida e in loco dos resultados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)