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Estudo da Modulação Triple Phase Shift para um Conversor Dual Active Bridge Aplicado a Veículos Elétricos

Processo: 25/07519-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 29 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Augusto Matheus dos Santos Alonso
Beneficiário:Luana Hikari Takahama Acioli
Supervisor: Elisabetta Tedeschi
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitá degli Studi di Trento, Itália  
Vinculado à bolsa:24/06698-4 - Modelagem e Controle Inteligente de um Conversor Dual Active Bridge Aplicado a Veículos Elétricos, BP.MS
Assunto(s):Veículos elétricos   Eletrônica de potência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carregador de veículo elétrico | Conversor CC-CC | dual active bridge | Veículos Elétricos | Eletrônica de potência

Resumo

O conversor CC-CC do tipo dual active bridge (DAB) tem sido apontado recentemente como uma das topologias de eletrônica de potência mais viáveis a aplicações de eletrificação veicular, dadas as suas características de isolamento galvânico, controle bidirecional de corrente e alta densidade de potência. Entretanto, diversas abordagens de modulação podem ser adotadas para este conversor, muitas delas levando a múltiplos graus de liberdade, tornando a sua operação complexa. Em particular, este projeto visa a realização de estudos sobre a estratégia de modulação denominada triple-phase shift (TPS), a qual provê a maior controlabilidade para o conversor DAB. Além de estudar os princípios metodológicos desta abordagem, espera-se que neste projeto seja desenvolvido um modelo computacional de um conversor DAB, considerando a implementação da modulação TPS, de modo a avaliar quais principais características operacionais levam a uma maior flexibilidade operacional dentro do contexto de um veículo elétrico (VE). Ademais, espera-se que neste projeto seja realizada uma investigação que aponte como algoritmos inteligentes podem ser considerados quando a modulação TPS é empregada, de modo a obter maior flexibilidade de controle ao conversor DAB, considerando a sua aplicação em VEs que podem operar sob os modos vehicle-to-grid e grid-to-vehicle. (AU)

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