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Propriedades Termofísicas dos Elementos de Alvenaria para Modelagem da Resistência de Aderência à Tração de Argamassa de Revestimento

Processo: 25/10063-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2026
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Guilherme Aris Parsekian
Beneficiário:Renato Baiochi Alves Veronese
Supervisor: Mhd Anwar Orabi
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Queensland, Brisbane (UQ), Austrália  
Vinculado à bolsa:22/15293-2 - Análise da aderência de revestimento argamassado em alvenaria estrutural sob altas temperaturas, BP.DR
Assunto(s):Alta temperatura   Alvenaria estrutural   Modelos matemáticos   Propriedades termofísicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altas temperaturas | Alvenaria Estrutural | Argamassa de Revestimento | Modelagem Numérica | propriedades termofísicas | Resistência de aderência à tração | Alvenaria estrutural

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo obter propriedades termofísicas de elementos de alvenaria para aprimorar a modelagem numérica da resistência de aderência à tração em argamassas de revestimento expostas a altas temperaturas. O desempenho da alvenaria estrutural em situação de incêndio depende das propriedades dos materiais, especialmente da condutividade térmica e do calor específico, que influenciam a transferência de calor e a degradação mecânica. Testes experimentais serão realizados na Universidade de Queensland utilizando o método Transient Plane Source (TPS) para determinar essas propriedades em blocos de concreto e cerâmicos, bem como nas argamassas de assentamento e de revestimento. A modelagem em elementos finitos (FEM) será aplicada para simular ensaios de resistência de aderência à tração, incorporando os dados termofísicos obtidos experimentalmente. O estudo aborda uma lacuna significativa na literatura ao integrar a degradação da interface dependente da temperatura, um fator chave para prever o destacamento do revestimento sob exposição ao fogo. Os resultados permitirão uma avaliação mais precisa do desempenho da alvenaria estrutural em condições de incêndio, reduzindo a necessidade de testes experimentais em grande escala. Ao combinar abordagens experimentais e numéricas, este projeto fornecerá dados cruciais para a pesquisa de doutorado no país de origem e para o projeto de segurança contra incêndio, beneficiando tanto pesquisadores quanto profissionais da indústria. As descobertas contribuirão para o desenvolvimento de metodologias de teste padronizadas e para a melhoria de modelos preditivos de estruturas de alvenaria em condições de altas temperaturas.

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