Busca avançada
Ano de início
Entree

Histórias infantis, que utilizem recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

Processo: 25/06384-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Lúcia Pereira Leite
Beneficiário:Bruna dos Anjos Azevedo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01132-2 - Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), AP.CCD
Assunto(s):Acessibilidade   Educação inclusiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | educação inclusiva | materiais acessíveis | acessibilidade digital

Resumo

Objetivo Central da proposta: elaborar material pedagógico digital para o Ensino e a inclusão deestudantes com Deficiência. Para tanto pretende-se desenvolver materiais pedagógicos digitais interativose inclusivos, baseados em histórias infantis, que utilizem recursos de Comunicação Aumentativa eAlternativa (CAA) para promover o aprendizado e a inclusão de crianças com deficiência na EducaçãoInfantil.Objetivos Específicos: 1) Selecionar histórias infantis adequadas ao público da Educação Infantil; 2)Adaptar as histórias selecionadas utilizando recursos visuais, auditivos e interativos que favoreçam aacessibilidade; 3) Incorporar estratégias de CAA, como pictogramas, pranchas de comunicação esintetizadores de voz, no material; 4) Validar o material com professores, especialistas e estudantes comdeficiência para verificar a eficácia e a usabilidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)