Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre arte e educação: o espectador-participador na IX Bienal de São Paulo (1967)

Processo: 24/17362-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes
Pesquisador responsável:Gabriel Ferreira Zacarias
Beneficiário:Laura Manganote
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arte-educação   Espectador   Mediação   Participação   História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte-educação | Bienal de São Paulo | Espectador | Mediação | Participação | História da Arte

Resumo

Este projeto se propõe a estudar a participação do público e as intervenções realizadas no espaço expositivo da IX Bienal de São Paulo (1967) a partir de uma concepção expandida de educação na arte, analisando-as em relação às concepções contemporâneas de mediação. Buscaremos compreender as propostas artísticas participativas ali inseridas a partir de seus potenciais educativos e pedagógicos, seja na maneira em que estimulam compreensões críticas da realidade e a autonomia do espectador através da experiência, ou no modo que levantam questões sobre concepções de mediação e problematizam práticas educativas hierárquicas. A partir disso, traçaremos tensionamentos entre as dinâmicas educativas não institucionais promovidas pelos múltiplos agentes da exposição e a pedagogia formal proposta pela instituição, procurando entender as diferentes noções de mediação imbricadas em exposições de arte contemporânea e sua incipiência na IX Bienal. Para isso, usaremos como fonte documentações presentes no Arquivo Bienal e no Arquivo Nacional, assim como jornais e revistas disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira, mapeando os eventos relacionados à participação do espectador. Inserido nas abordagens teórico-metodológicas da história das exposições, o projeto procura expandir os estudos em volta do evento a partir de uma perspectiva transdisciplinar atravessada pela arte, filosofia e educação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)