Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de microeletrodos e ultra-microeletrodos e sua aplicação em microscopia eletroquimica de varredura (SECM) e microscopia em celula eletroquimica de varredura (SECCM).

Processo: 25/14171-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 02 de março de 2026
Data de Término da vigência: 01 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Mauro Bertotti
Beneficiário:Jian Felipe da Silva Pereira
Supervisor: Janine Mauzeroll
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: McGill University, Canadá  
Vinculado à bolsa:24/18077-4 - Fabricação de nanossensores eletroquímicos para uso em SECM e aplicações em amostras de interesse biológico, BP.PD
Assunto(s):Eletroanalítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Microelectrodes | Seccm | Secm | Eletroanalítica

Resumo

Este projeto de pesquisa de pós-doutorado tem como foco o desenvolvimento e a aplicação de microeletrodos eletroquímicos para estudos de alta resolução utilizando Microscopia Eletroquímica de Varredura (SECM) e Microscopia de Célula Eletroquímica de Varredura (SECCM). A SECM é uma técnica poderosa que utiliza um microeletrodo como sonda de varredura para mapear a atividade eletroquímica local próxima a uma superfície, permitindo a investigação de processos heterogêneos de transferência eletrônica e da reatividade superficial. A SECCM, por sua vez, utiliza uma pipeta preenchida com eletrólito para formar uma célula com menisco confinado sobre o substrato, possibilitando medições eletroquímicas localizadas com alta resolução espacial e preparo mínimo da amostra.O objetivo central é a fabricação de eletrodos de alto desempenho, baseados em platina, ouro, carbono e materiais nanoestruturados, com geometria bem definida e comportamento eletroquímico confiável. Essas sondas serão integradas às plataformas SECM e SECCM e caracterizadas rigorosamente por microscopia eletrônica de varredura e técnicas eletroquímicas, como voltametria cíclica e análise de curvas de aproximação. Uma aplicação central do projeto é a investigação espacialmente resolvida de processos de corrosão metálica. Ao possibilitar o monitoramento em tempo real de atividades anódicas e catódicas localizadas em superfícies metálicas, essas técnicas de varredura fornecem informações críticas sobre os mecanismos de iniciação e propagação da corrosão em escala micrométrica. Neste projeto, fenômenos de corrosão em metais como ferro, aço e ligas de alumínio, sob diversas condições ambientais, serão investigados.Importante destacar que este projeto de estágio complementa e expande minha pesquisa de pós-doutorado em andamento, a qual é voltada ao desenvolvimento de nanoeletrodos para estudos com SECM de processos bioquímicos em amostras biológicas. A experiência e os avanços técnicos obtidos por meio deste estágio contribuirão diretamente para o aprimoramento metodológico e a ampliação das aplicações do meu trabalho atual. Além da corrosão, as sondas fabricadas também serão testadas em sistemas modelo relacionados à eletrocatálise e reatividade superficial, destacando sua versatilidade e potencial analítico. Ao final, espera-se estabelecer metodologias robustas para a produção reprodutível de sondas eletroquímicas de varredura, expandindo assim o conjunto de ferramentas disponíveis para a eletroquímica fundamental e aplicada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)