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Identificação de elementos de rede de distribuição de energia urbana por meio de Sistema Híbrido de Mapeamento Móvel

Processo: 25/09727-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Henrique Cândido de Oliveira
Beneficiário:Mateus Serracchiani Ananias
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades inteligentes   Inteligência artificial   Mapeamento móvel   Veículos aéreos não tripulados   Mapeamento digital
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição de Dados Geoespacial | Cidades Inteligentes | Inteligência Artificial | Sistema de Mapeamento Móvel | Sistema Híbrido de Mapeamento | Veículos Aéreos Não Tripulados | Mapeamento Digital

Resumo

A rápida expansão dos centros urbanos e a crescente complexidade da gestão de infraestrutura exigem abordagens inovadoras para a aquisição de dados geoespaciais. Neste contexto, esta pesquisa propõe o uso de um sistema híbrido de mapeamento móvel, que integra a coleta de dados terrestres e aéreos para aprimorar o mapeamento urbano em aplicações de cidades inteligentes. Ao combinar Sistemas de Mapeamento Móvel (SMM) com Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), o estudo busca melhorar a completude, a precisão e a automação na extração de feições geoespaciais. A metodologia adotada envolve o desenvolvimento de um aplicativo personalizado para a execução de voos de VANTs, voltado especificamente à sua integração em sistemas de mapeamento híbrido. Adicionalmente, será desenvolvido um algoritmo de inteligência artificial, para a identificação e classificação automática de elementos de interesse urbano. Como estudo de caso, serão utilizadas feições da rede de distribuição de energia, possibilitando a validação das técnicas propostas em ambiente real. Entre os resultados esperados estão a consolidação de metodologias para a execução de voos de VANTs aplicados a modelos de mapeamento híbrido e a aplicação de inteligência artificial no reconhecimento de feições urbanas, por fim a organização de um banco de dados espacial contendo as informações georreferenciadas extraídas do processo. Ao garantir a aquisição otimizada de dados aéreos, sua integração com os dados dos MMS e utilização de deep learning, este projeto busca preencher lacunas técnicas existentes nos sistemas de mapeamento híbridos. Espera-se, ainda, que os resultados contribuam para o avanço das tecnologias geoespaciais, apoiando o planejamento urbano, o monitoramento de infraestrutura, assim como o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis.

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