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Políticas Públicas Educacionais de Ensino Superior na Guiné-Bissau: Desafios e Perspectivas

Processo: 24/06043-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2029
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Salomão Barros Ximenes
Beneficiário:Gerson Sanca
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Guiné-Bissau
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desafios | Ensino Superior | Guiné-Bissau | Perspectivas | Políticas públicas educacionais | Análise e Gestão de Políticas Públicas

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa investigar as causas subjacentes das deficiências naspolíticas públicas educacionais de ensino superior na Guiné-Bissau, considerando a influência de fatores históricos, políticos e econômicos, bem como as interações entre os principais atores do setor educacional. A Guiné-Bissau, após a sua independência em 1973, no intuito de se libertar da educação colonial, procurou reformar o setor de educação e implementar novas políticas educacionais. Entretanto, as reformas e as políticas públicas implementadas ao longo dos 51 anos de independência, não conseguiram responder plenamente às demandas do setor educacional. Desta forma, o presente estudo nasce com o propósito de aprofundar a compreensão, clarificar e analisar as razões dos fracassos das políticas públicas educacionais de ensino superior na Guiné-Bissau. Para atingir esse objetivo, pretende-se adotar uma abordagem qualitativa com ênfase na análise das relações de causa e efeito. O estudo organizar-se-á em duas etapas principais: inicialmente, por meio de uma revisão sistemática da literatura e análise documental; e, posteriormente, por meio de trabalho de campo na Guiné-Bissau, através de entrevistas semiestruturadas. A triangulação dos dados provenientes de fontes documentais, bibliográficas e de campo possibilitará uma avaliação aprofundada das relações determinantes que permeiam as políticas educacionais. Em suma, espera-se que este estudo ofereça subsídios teóricos e empíricos capazes de esclarecer os processos e as dinâmicas subjacentes ao ensino superior na Guiné-Bissau, contribuindo para a formulação de intervenções e estratégias que promovam a eficácia e o desenvolvimento do setor educacional. (AU)

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