Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção dos usuários sobre sistemas metroviários em megacidades latino-americanas: Uma análise de sentimentos baseada em avaliações do Google Maps

Processo: 25/09813-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Rodrigo Ribeiro de Oliveira
Beneficiário:Hadassa Abreu Lima Souza
Instituição Sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de sentimentos   Mobilidade urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Sentimentos | Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) | DeepSeek | Gestão de serviços | mobilidade urbana | Sistema de transporte metroviário | Mobilidade Urbana

Resumo

As cidades de São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro estão entre as maiores da América Latina e enfrentam desafios semelhantes em mobilidade urbana. O sistema metroviário é essencial para garantir transporte eficiente e acessível, exigindo atenção a fatores como integração modal, custo-benefício, rapidez e manutenção. Este projeto analisa as percepções dos usuários sobre os serviços metroviários nessas cidades, utilizando Conteúdo Gerado por Usuários (CGU) do Google Maps. A coleta de dados ocorrerá de junho de 2024 a maio de 2025, permitindo uma análise temporal robusta. Realizar a categorização temática dos depoimentos, com base em critérios pré-definidos, como acessibilidade, atendimento ao cliente, comodidades, conforto e limpeza, condições ambientais, infraestrutura, satisfação com a tarifa e segurança. A Análise de Sentimentos será conduzida pelo DeepSeek, utilizando Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural para interpretar os depoimentos. O objetivo é identificar padrões e tendências, oferecendo insights para melhorar a gestão operacional e estratégica dos sistemas metroviários, promovendo uma experiência mais satisfatória aos usuários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)