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Exposição ocupacional em estudantes de Odontologia: análise dos acidentes perfurocortantes e efeitos psicossociais

Processo: 25/14967-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Luis Eduardo Genaro
Beneficiário:Isla Vitória Silva Matos
Instituição Sede: FAC ANHANGUERA JUNDIAI/AESA
Assunto(s):Acidentes de trabalho   Estudantes   Saúde ocupacional   Saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acidentes de trabalho | estudantes | Saúde Ocupacional | Saúde coletiva

Resumo

Acidentes ocupacionais envolvendo exposição a materiais biológicos, especialmente por instrumentos perfurocortantes, representam um risco significativo para profissionais da saúde e, de forma preocupante, também para estudantes em processo de formação. No ambiente acadêmico odontológico, onde os alunos executam procedimentos clínicos com pacientes sob supervisão, a ocorrência desses acidentes é um evento que pode trazer sérias implicações físicas, emocionais e psicossociais. Além do risco biológico associado a patógenos, tais episódios frequentemente desencadeiam reações de estresse, ansiedade, distúrbios do sono e medo, afetando o desempenho acadêmico, a saúde mental e a continuidade da formação profissional. O presente projeto tem como objetivo analisar os acidentes perfurocortantes envolvendo estudantes do último ano do curso de Odontologia de uma faculdade do interior paulista, com ênfase nas repercussões psicossociais, no conhecimento e aplicação das normas de biossegurança e na percepção quanto ao suporte institucional ofertado. Para isso, será empregada uma abordagem quali-quantitativa, a fim de permitir uma compreensão mais abrangente e aprofundada do fenômeno. A amostra será composta por estudantes matriculados no último ano do curso, considerando turnos matutino e noturno. A coleta de dados será realizada presencialmente na instituição de ensino. Serão utilizados instrumentos quantitativos, como um questionário sociodemográfico, um formulário sobre práticas e condutas de biossegurança e o Inventário de Impacto do Evento - Revisado (IES-R), que avalia sintomas de estresse pós-traumático. A dimensão qualitativa será composta por entrevistas semiestruturadas, cujos relatos serão interpretados à luz da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com o intuito de captar as percepções individuais e coletivas dos estudantes em relação ao evento traumático. Espera-se identificar os principais fatores de risco associados aos acidentes, a frequência de ocorrência, o grau de conhecimento sobre as condutas recomendadas após a exposição, bem como os impactos emocionais mais recorrentes e as lacunas no apoio oferecido pela instituição. Os achados pretendem subsidiar estratégias pedagógicas e administrativas voltadas à promoção de um ambiente acadêmico mais seguro, com fortalecimento das práticas de biossegurança, desenvolvimento de protocolos de acolhimento psicológico e aprimoramento do suporte institucional. Ao trazer visibilidade a esse tema pouco explorado no contexto da formação em Odontologia, o estudo contribuirá para a qualificação da formação acadêmica e para a valorização da saúde mental dos futuros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

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