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A medicina na Ética de Espinosa: diágnosis e therapeutiké

Processo: 25/08816-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2026
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Luís César Guimarães Oliva
Beneficiário:Felipe Bellei Cordeiro
Supervisor: Giuseppina Totaro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Istituto Per Il Lessico Intellettuale Europeo E Storia Delle Idee Cnr, Itália  
Vinculado à bolsa:24/09094-2 - A medicina na Ética de Espinosa, BP.MS
Assunto(s):Baruch Espinoza   Ética   Medicina   Métodos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espinosa | Ética | Hipócrates | Medicina | Método | Ética

Resumo

Este estágio faz parte da pesquisa de mestrado Medicina na Ética de Espinosa (FAPESP 2024/09094-2). A hipótese da pesquisa é que a Ética de Espinosa pode ser lida como uma obra inspirada pelo pensamento hipocrático. Nosso objetivo é destacar a presença do método médico em sua constituição, o que envolve dois níveis de pertinência: (1) a posição de Espinosa dentro da tradição de interpenetração entre medicina e filosofia, e (2) a presença do método médico na Ética. A pesquisa parte do nascimento da medicina (tékhne iatriké: arte de curar/cuidar) entre os gregos hipocráticos e acompanha a incorporação de seu método na história da filosofia. Em Platão, a tékhne médica torna-se modelo de método para a nascente disciplina philosophia, que deveria tratar da psyche do mesmo modo analítico com que Hipócrates trata do soma. Aristóteles também recorre à tékhne como modelo metodológico para sua Ética a Nicômaco. Cícero equipara ambas, definindo a filosofia como medicina animi. Em Espinosa, observamos - como argumenta Marilena Chaui (2020) - a incorporação de métodos médicos na construção do Tratado da Reforma do Entendimento. Na Ética, assim como nos hipocráticos, um método de salus (cura/salvação) emerge da própria ordem da natureza. Nossa hipótese é que as dimensões diagnóstica e terapêutica da Ética são moldadas pela condição de causalidade dupla (interna e externa), própria da natureza humana. Com base nisso, exploraremos o diagnóstico da sujeição às paixões como enfermidade e a hipótese da internalização da causalidade como terapêutica. O estágio no exterior representa uma etapa crucial para o avanço da pesquisa no Brasil, oferecendo acesso direto a acervos históricos em bibliotecas italianas, bem como a estudos transdisciplinares atuais em história da filosofia. Isso ajudará a refinar conceitos-chave (diagnóstico e terapêutica) e situar historicamente a obra de Espinosa. (AU)

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