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Qualidade Educacional e Crescimento Econômico: Uma Análise Empírica Em Municípios Brasileiros

Processo: 25/10180-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Métodos Quantitativos em Economia
Pesquisador responsável:Alexandre Gori Maia
Beneficiário:João Francisco Vilchez Carone
Instituição Sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)
Vinculado ao auxílio:20/09838-0 - BI0S - Brazilian Institute of Data Science, AP.PCPE
Assunto(s):Capital humano   Crescimento econômico   Economia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capital Humano | Crescimento Econômico | econometria de dados em painel | Econometria espacial | Economia da Educação | microdados municipais | econometria de dados em painel

Resumo

Este estudo analisa o papel da qualidade da educação enquanto determinante docrescimento econômico agregado dos municípios brasileiros. A pesquisa possui doisobjetivos principais. O primeiro é atualizar o debate da literatura consolidada no campoda economia da educação, com referências teóricas e evidências empíricas sobre o papeldo capital humano. O segundo é apresentar evidências recentes para o caso brasileiro apartir de modelos empíricos de dados em painel com informações municipais entre osanos de 2005-2021. A análise se baseará, primeiramente, em estabelecer modelosespaciais de efeitos fixos para avaliar a evolução da taxa de crescimento do produto percapita dos municípios em função dos seus indicadores de qualidade educacional(desempenho médio nas avaliações do SAEB e ENEM). Um desdobramento empíricorelevante desta pesquisa é identificar os efeitos heterogêneos da qualidade educacionalsobre o desenvolvimento econômico de localidades mais e menos desenvolvidas. Por fim,a partir de uma análise espacial, incorporaremos efeitos de transbordamento,investigando, por exemplo, em que medida os efeitos da qualidade educacional de ummunicípio também influenciam a dinâmica econômica nos municípios vizinhos. Cumpreobservar que esta proposta de pesquisa integra o Brazilian Institute of Data Science(BI0S), projeto temático financiado pela FAPESP (processo 20/09838-0) que conta coma participação do orientador como um dos pesquisadores principais. (AU)

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