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Elaboração e implementação de mapeamento colaborativo no contexto escolar para o projeto MAPi

Processo: 25/12258-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Serviços Urbanos e Regionais
Pesquisador responsável:Mariana Abrantes Giannotti
Beneficiário:Gabriela Martins de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07616-7 - CEM - Centro de Estudos da Metrópole, AP.CEPID
Assunto(s):Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mapeamento Colaborativo | projeto MAPi | Política Pública

Resumo

Em parcerla com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e o Instituto ORI:ORO, o CEM desenvolve, em 2025, o projeto GeoReDUS, um conjunto de ferramentas de visualização e mapeamento colaborativo de dados territorials no nivel intraurbano com o objetivo de fomentar e apolar processos e práticas de participação social nos ciclos de implementação de políticas públicas sobre o urbano. Dentro do projeto, o mapeamento colaborativo MAPi se propõe a ser utilizado como uma ferramenta pedagógica, permitindo que professores e estudantes insiram e analisem dados da plataforma, integrando esses conhecimentos em diversas disciplinas. Reconhecendo a diversidade dos contextos territoriais das escolas, propõe-se a aplicação piloto de atividades e metodologias de coleta de dados em instituições selecionadas. Esse processo permitirá identificar as adaptações necessárias para que a plataforma e a metodologia empregada possam ser adequadas aos diferentes territórios brasileiros em futuras etapas do projeto. A bolsista será responsável por participar do desenvolvimento das metodologias de coleta dos dados do mapeamento colaborativo que serão incorporadas na plataforma, em parceria com as equipes do projeto e a comunidade escolar Assim, a bolsista participará diretamente do apoio nas atividades de mapeamento colaborativo nas escolas participantes da etapa piloto do projeto, auxiliando e avaliando sua execução para garantir o alinhamento do processo ao projeto político-pedagógico e elaboração de sugestões de melhoria do processo para as futuras aplicações. A realização de atividades metodológicas para coleta de dados contribuirá para a criação de funcionalidades adaptadas ao contexto escolar e a própria criação das bases cartográficas criadas pelas próprias comunidades escolares. Esse processo envolverá a participação ativa dos estudantes, promovendo experiências que poderão ser replicadas em futuras fases do projeto. (AU)

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