Busca avançada
Ano de início
Entree

Superando barreiras para trabalhar com fauna bentônica de mar profundo: Genômica da biodiversidade de caudofoveados fixados em formol (Mollusca, Aplacophora)

Processo: 25/15341-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 25 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 24 de novembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Tito Monteiro da Cruz Lotufo
Beneficiário:Marcel Sabino Miranda
Supervisor: Kevin Kocot
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Alabama (UA), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:22/13237-8 - Revelando padrões no Oceano Atlântico profundo: Os aplacóforos caudofoveados brasileiros (Mollusca) como modelos ecológicos e biogeográficos, BP.PD
Assunto(s):Biodiversidade   Mar profundo   Moluscos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | formol | mar profundo | Moluscos | Genômica Marinha

Resumo

As áreas de águas profundas ainda são pouco conhecidas em relação à sua biodiversidade, pois a obtenção de amostras dos animais dessas regiões é cara. Além disso, muitas coleções de organismos de águas profundas utilizam formol para a fixação dos espécimes, o que dificulta a extração de DNA e pode degradá-lo. Muitos grupos são únicos e característicos desses ecossistemas, como os aplacóforos caudofoveados, que também são importantes para a compreensão da evolução dos moluscos. Recentemente, diversos protocolos tornaram possível o estudo desse material, permitindo o uso de espécimes fixados em formol em pesquisas genéticas. Esta proposta tem como objetivo analisar e sequenciar genomas mitocondriais de espécimes fixados em formol de aplacóforos caudofoveados, ampliando o conhecimento atual sobre esse grupo. O material utilizado neste projeto provém de expedições na Bacia de Santos (Brasil), região com lacunas relevantes no conhecimento sobre os caudofoveados. O material será submetido a bibliotecas de sequenciamento Illumina Nextera XT para realizar o sequenciamento shotgun dos genomas mitocondriais. Este estudo fornecerá informações genéticas importantes, úteis para futuras descrições taxonômicas, bem como para pesquisas biogeográficas e filogenéticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)