Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenômica de Cosmetidae (Opiliones: Gonyleptoidea): Uma hipótese filogenética usando elementos ultraconservados (UCEs)

Processo: 25/14564-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2026
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Ricardo Pinto da Rocha
Beneficiário:Conchita Alexandra Pinzón Morales
Supervisor: Daniel Nathan Proud
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Moravian University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:24/14143-2 - O poder explicativo da fêmea: filogenômica de Cosmetidae (Opiliones: Gonyleptoidea) integrando elementos ultraconservados e morfologia, incluindo informação do ovipositor, BP.DR
Assunto(s):Genômica   Filogenia   Taxonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genomics | Gonyleptoidea | Phylogeny | taxonomy | UCEs | Sistematica, Evolução

Resumo

Cosmetidae é atualmente reconhecida como a família mais diversa dentro da subordem Laniatores Thorell, 1876. Apesar de sua grande diversidade, tanto suas relações filogenéticas quanto sua taxonomia permanecem obscuras. Essa situação resulta da interpretação errônea dos limites morfológicos nos níveis de gênero e subfamília. Recentemente, Cosmetidae foi revisado por meio de uma análise cladística baseada em caracteres morfológicos; este estudo reconheceu oito subfamílias, rejeitando a divisão tradicional da família em duas subfamílias. No entanto, uma análise recente não publicada baseada em dados moleculares e morfológicos não encontrou suporte para sete das oito subfamílias atualmente reconhecidas. Portanto, usar elementos ultraconservados (UCEs) para testar a hipótese filogenética atual de Cosmetidae, pela primeira vez, poderia produzir uma hipótese melhor resolvida, graças ao maior poder explicativo de um conjunto de dados mais exaustivo. Para atingir este objetivo, será utilizada uma amostragem de táxons mais abrangente para melhor representar os táxons que ocorrem na América Central, norte da América do Sul e ilhas do Caribe, onde Cosmetidae apresenta sua maior diversidade. Uma análise de evidência total será conduzida sob modelos de máxima verossimilhança e inferência bayesiana. Os dados moleculares gerados neste projeto serão combinados com dados morfológicos (de um projeto principal de doutorado), incluindo a morfologia do ovipositor, que será explorada pela primeira vez em um contexto filogenético. Esta abordagem visa determinar se características da genitália feminina podem ser usadas como caracteres taxonômicos para os clados recuperados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)