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Enfrentando a hesitação vacinal contra Papilomavírus Humano: Construção e Validação de Tecnologia Cuidativo-Educacional para Adolescentes

Processo: 25/08350-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2027
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Diene Monique Carlos
Beneficiário:Letícia Rodrigues de Jesus de Souza
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Tecnologia educacional   Vacinação   Saúde do adolescente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescente | Enfermagem | Hesitação vacinal | Papilomavírus Humanos | Tecnologia Educacional | Vacinação | Saúde do adolescente

Resumo

O Papilomavírus Humano (HPV) é um dos principais agentes responsáveis por infecções sexualmente transmissíveis e está diretamente relacionado ao desenvolvimento de cânceres, especialmente o câncer cervical. No Brasil, a vacinação contra o HPV para adolescentes foi incorporada ao calendário vacinal do Sistema Único de Saúde em 2014, visando reduzir a incidência da infecção e suas complicações. No entanto, a adesão à vacina ainda está abaixo das metas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde, especialmente entre adolescentes do sexo masculino. A hesitação vacinal, caracterizada pelo atraso ou recusa em aceitar a vacina, é influenciada pela confiança, complacência, conveniência, comunicação e contexto sociodemográfico. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia cuidativo-educacional, do tipo jogo educativo, para enfrentar a hesitação vacinal contra HPV junto a adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: (1) construção do material educativo, baseada em revisão narrativa da literatura e documentos oficiais, com foco nos elementos da hesitação vacinal; e (2) validação de conteúdo e aparência por um painel de especialistas. Para este último processo, será aplicado o Instrumento de Validação de Conteúdos Educativos em Saúde e o Instrumento para Validação de Aparência de Tecnologias Educacionais em Saúde. Para tratamento, serão realizadas análises estatísticas. Serão calculados o Coeficiente de Correlação Intraclasse e Índice de Validade de Conteúdo / Aparência. Espera-se que a tecnologia cuidativo-educacional contribua para o enfrentamento da hesitação vacinal e promova maior conscientização sobre a importância da imunização contra o HPV, fortalecendo o papel da Enfermagem na educação e letramento em saúde da população adolescente.

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