Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da ameaça de desacoplamentos entre plantas e polinizadores em face das mudanças climáticas

Processo: 25/09678-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Leonor Patricia Cerdeira Morellato
Beneficiário:Victoria Marquez
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/10639-5 - Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima, AP.CEPID
Assunto(s):Meta-análise   Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ecossistemas tropicais | Efeitos da precipitação sobre a floração | Efeitos da temperatura sobre a floração | interações planta-polinizador | meta-análise | mudança climática | Fenologia de florestas tropicais.

Resumo

A mudança climática é um dos mais importantes fatores de perturbação antropogênica impostos aos ecossistemas atualmente. Tanto as plantas quanto seus polinizadores são afetados pela mudança climática. Alterações na fenologia das plantas e dos polinizadores devido à mudança climática podem levar a desencontros em suas interações, potencialmente comprometendo os serviços de polinização e o funcionamento dos ecossistemas. Os ecossistemas tropicais, que têm aquecido significativamente e experimentado uma diminuição na precipitação nas décadas recentes, são particularmente vulneráveis. Entretanto, pesquisas sobre o impacto da mudança climática na fenologia estão concentradas em regiões temperadas, deixando os ecossistemas tropicais sub-explorados. Diferentes abordagens de pesquisa sobre os efeitos climáticos na fenologia fornecem idéias úteis, mas frequentemente resultam em conclusões inconsistentes devido a vieses metodológicos e regionais. Os efeitos da mudança climática na fenologia dos polinizadores têm sido ainda menos estudados, e nenhuma revisão foi realizada até o momento. Neste projeto, pretendemos investigar mudanças nos padrões fenológicos de floração e polinização e seus gatilhos climáticos ao longo de 40 anos nas florestas tropicais de São Paulo, reavaliando a fenologia da floração e dos polinizadores usando dados históricos de Morellato (1989). Paralelamente, também pretendemos realizar duas revisões sistemáticas globais da literatura 1) uma meta-análise para examinar os efeitos da mudança climática na fenologia da floração das plantas e polinizadores em estudos conduzidos em diferentes ecossistemas a fim de identificar padrões e potenciais desacoplamentos entre plantas e polinizadores em escala global, 2) uma revisão sistemática para estimar as mudanças na ordem de floração associadas às mudanças climáticas, comparando essas mudanças entre ecossistemas tropicais e temperados. Essas revisões serão fundamentais para o entendimento dos gatilhos, alterações e variabilidade na resposta das espécies de plantas e animais e desacoplamentos temporais em florestas tropicais sazonais ao longo das últimas décadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)