Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlacionar a técnica de produção de gases in vitro e o sistema artificial de simulação de rúmen com uso de diferentes nanopartículas de óxido de zinco.

Processo: 25/18120-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2026
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Helder Louvandini
Beneficiário:Livia Maria Presuto
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas in vitro   Ruminantes   Nutrição animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:in vitro | produção de gases | ruminantes | Nutrição Animal

Resumo

As partículas de zinco (Zn) estão envolvidas em muitas reações do metabolismo celular dos animais, incluindo processos fisiológicos como a função imunológica, crescimento e desenvolvimento do organismo. A falta de disponibilidade desse mineral no corpo pode levar a alterações nas células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do organismo, presentes no sangue dos animais. Isso ocorre porque a quantidade de zinco circulante não possui grandes reservas no indivíduo. Portanto, a suplementação diária desse mineral é recomendada para garantir a quantidade necessária para o correto funcionamento de todas as suas funções.Ruminantes convertem eficientemente fibras de baixa qualidade em proteína de alta qualidade, mas a produção de metano entérico (CH¿) durante a digestão resulta em uma perda significativa de energia que poderia ser usada para a produção de leite e carne. Técnicas in vitro, como métodos de produção de gás e sistemas artificiais de rúmen, são utilizadas para reproduzir a fermentação e avaliar o impacto de suplementos dietéticos, como nanopartículas de zinco (ZnO), nas populações microbianas, o que pode melhorar a sustentabilidade ao reduzir as emissões de metano e aumentar a eficiência do uso de nutrientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)