Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da temperatura de referência T0 na curva mestra em aços utilizados em tubulações petrolíferas

Processo: 08/53530-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Valdir Alves Guimarães
Beneficiário:Lucas Marques Feijó de Melo
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica da fratura   Propriedades mecânicas   Tenacidade dos materiais   Aço de alta resistência   Aço
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curva Mestra | Mecanica Da Fratura | Propriedades Mecanicas | Transicao Ductil Fragil

Resumo

Na região de transição, os resultados experimentais apresentam alto espalhamento e são bastante dependentes da geometria ensaiada. Para solucionar este problema, foi desenvolvido um modelo analítico experimental, desenvolvido pelo consórcio ASTM - Oak Ridge National Laboratory que resultou na edição da norma ASTM E1921-97, capaz de prever a tenacidade à fratura para uma determinada geometria e temperatura localizadas na região de transição a partir de um pequeno grupo de resultados experimentais. O trabalho proposto inclui um estudo da influência de três rotas de tratamentos térmicos aplicadas em dois aços de qualidade API utilizados pela indústria petrolífera, na microestrutura, propriedades mecânicas de tração, tenacidade à fratura. O estudo verificará quais os mecanismos que levam à obtenção de melhores correlações entre propriedades mecânicas e tenacidade à fratura dando atenção especial à região de transição dúctil-frágil utilizando-se a aplicação da curva mestra. Em paralelo, irá também se procurar estabelecer correlações entre as propriedades obtidas pela mecânica da fratura com as propriedades de menor custo de obtenção, como o limite de resistência mecânica, estabelecendo relações que poderão facilitar a comparação com resultados já existentes e também a otimização de trabalhos futuros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)