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Estudo do conceito de inconsciente no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari: alguns pontos de debate com o conceito freudiano de inconsciente em apresentação de Sacher-Masoch (1967)

Processo: 01/13828-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Beneficiário:Marília Pinto Petrechen
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Distúrbios psicológicos   Desvios sexuais   Masoquismo   Sadismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deleuze | Freud | Inconsciente | Masoquismo | Sadismo

Resumo

Deleuze acredita que a principal tarefa da filosofia é a invenção de conceitos. Tal lição pode ser efetivamente aplicada aos estudos de história da filosofia, nos quais se averigua não só o alcance das idéias de um pesquisador como delas se extrai novos conceitos. No livro o Apresentação de Sacher-Masoch, Deleuze, em seu diálogo com a história da filosofia, e particularmente com a psicanálise, fornece um conceito inovador de inconsciente, em que encontramos uma maneira de relançar os principais postulados da teoria freudiana do inconsciente, basicamente a partir da idéia de que não há uma entidade sado-masoquista com base numa mesma dinâmica pulsional, segundo a qual o masoquista seria um sádico que revirou as pulsões agressivas contra o próprio ego. Haveria dois estilos diversos de se experimentar o inconsciente: o sádico e o masoquista, e este último seria desviante com relação dinâmica pulsional freudiana. Sendo assim, um trabalho de iniciação científica deve introduzir o difícil pensamento de Deleuze, orientando a leitura para a questão específica do inconsciente em sua obra, visando que, posteriormente, na formação prática, o bolsista esteja atento para os efeitos da discussão em torno desse conceito para a clínica. Com isso, apoiando sua formação acadêmica integral. (AU)

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