Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência dos métodos de aplicação de três sistemas adesivos autocondicionantes na resistência adesiva em esmalte

Processo: 03/13463-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Carlos Rocha Gomes Torres
Beneficiário:Gabriela de Morais Gouvêa Lima
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Adesivos dentinários   Esmalte dentário   Resistência ao cisalhamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autocondicionantes | Esmalte | Sistemas Adesivos

Resumo

Desde que a técnica do condicionamento ácido de esmalte foi incorporada à odontologia por Buonocore (1955), os sistemas adesivos passaram a ser os materiais mais estudados visto que já não era necessário realizar desgastes excessivos para restaurar cavidades e a adesão micromecânica no esmalte condicionado mostrava-se muito efetiva. A aplicação dos adesivos é um procedimento delicado, principalmente devido à diferença de composição e morfologia tecidual entre esmalte e dentina. Watanabe (1994) realizou pesquisas que culminaram no desenvolvimento dos adesivos autocondicionantes, que promovem simultaneamente a dissolução da smear layer, desmineralizam superficialmente a dentina e penetram com o monômero que polimerizado forma a camada híbrida. Porém ainda permanecem dúvidas quanto ao condicionamento do esmalte por esse material e, portanto, sua eficácia nesse tecido. Esse trabalho avalia a eficiência adesiva dos adesivos autocondicionantes em esmalte bovino usando para tal 130 dentes que foram divididos em 13 grupos nos quais foram avaliados o tipo de aplicação (ativa ou passiva) e o número de camadas do adesivo empregando o teste de resistência ao cisalhamento. Para fins ilustrativos será realizado também uma análise ao MEV. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES TORRES, CARLOS ROCHA; BARCELLOS, DAPHNE CAMARA; PUCCI, CESAR ROGERIO; GOUVEA LIMA, GABRIELA DE MORAIS; RODRIGUES, CRISTIANA MARTINS; SIVIERO, MARIANA. Influence of Methods of Application of Self-etching Adhesive Systems on Adhesive Bond Strength to Enamel. Journal of Adhesive Dentistry, v. 11, n. 4, p. 279-286, . (03/13463-7)