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A espacialidade na música eletroacústica como elemento composicional

Processo: 04/09388-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Florivaldo Menezes Filho
Beneficiário:Alvaro Henrique Borges
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Música eletroacústica   Composição musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composicao Eletroacustica | Discurso Musical | Espacialidade | Estrategias Composicionais | Multifonia | Teatro Sonoro

Resumo

Este projeto de pesquisa trata de uma questão de grande relevância ao compositor eletroacústico hoje: a organização dos sons no espaço, ou seja, a espacialidade sonora. Tal questionamento, já pensado por compositores desde a renascença, é retomado na música, eletroacústica após o advento da estereofonia (1954). O repertório eletroacústico das últimas cinco décadas tem explorado o elemento da espacialidade como recurso compositivo na construção do discurso musical. Alguns aspectos como mobilidade, localidade, profundidade, etc. são parâmetros composicionais que formam um espaço sonoro ampliado. Assim nos propomos, com a análise das várias idéias esboçadas por renomados compositores em textos e artigos, traçar uma terminologia geral das estratégias aplicadas à estruturação do discurso composicional no tocante à espacialidade. (AU)

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