Espacialidade como parâmetro compositivo na música eletroacústica
Composição espacial para o PUTS: PANaroma/UNESP - Teatro Sonoro
BIMESP (Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo)
Processo: | 04/09388-2 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de fevereiro de 2005 |
Data de Término da vigência: | 31 de janeiro de 2006 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Música |
Pesquisador responsável: | Florivaldo Menezes Filho |
Beneficiário: | Alvaro Henrique Borges |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Música eletroacústica Composição musical |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Composicao Eletroacustica | Discurso Musical | Espacialidade | Estrategias Composicionais | Multifonia | Teatro Sonoro |
Resumo Este projeto de pesquisa trata de uma questão de grande relevância ao compositor eletroacústico hoje: a organização dos sons no espaço, ou seja, a espacialidade sonora. Tal questionamento, já pensado por compositores desde a renascença, é retomado na música, eletroacústica após o advento da estereofonia (1954). O repertório eletroacústico das últimas cinco décadas tem explorado o elemento da espacialidade como recurso compositivo na construção do discurso musical. Alguns aspectos como mobilidade, localidade, profundidade, etc. são parâmetros composicionais que formam um espaço sonoro ampliado. Assim nos propomos, com a análise das várias idéias esboçadas por renomados compositores em textos e artigos, traçar uma terminologia geral das estratégias aplicadas à estruturação do discurso composicional no tocante à espacialidade. (AU) | |
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