Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização genotípica de amostras de Cryptosporidium spp. de origem humana pela análise de sequências gênicas de fração codificadora da inidade ribossômica 18S

Processo: 07/50670-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Rodrigo Martins Soares
Beneficiário:Patricia de Lucca
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Zoonoses   Cryptosporidium   Técnicas de genotipagem   Análise de sequência de DNA
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterizacao | Cryptosporidium | Genotipagem | Sequenciamento | Zoonose

Resumo

Dado às características epidemiológicas das criptosporidioses é imperativo que a identificação precisa das fontes de infecção seja realizada e a correta identificação de fontes de infecção depende necessariamente da identificação do genótipo de Cryptosporidium envolvido nas infecções destas fontes. Tal procedimento pode fornecer subsídios para o estabelecimento de medidas preventivas para a profilaxia destas parasitoses em indivíduos expostos ao risco. Assim, por exemplo, o encontro de genótipos zoonóticos de Cryptosporidium pode indicar que a população em estudo pode estar exposta a vias de transmissão que estejam sendo contaminadas por águas servidas de uso do homem e que estão impropriamente alcançando o meio freqüentado pelos animais. Da mesma maneira, a população animal infectada pode agir como multiplicador do agente e retomar o mesmo à população humana, via contaminação de água ou produtos destinados a consumo humano. O projeto ora apresentado visa conhecer o perfil genotípico de algumas amostras de Cryptosporidium de origem humana que estão sendo diagnosticadas no Hospital Emílio Ribas, de pacientes da região municipal de São Paulo, SP. A caracterização genotípica de amostras de Cryptosporidium spp. de origem humana será realizada pela análise de seqüências gênicas de fração codificadora da unidade ribossômico 18S. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LUCCA, PATRICIA; DE GASPARI, ELIZABETH NATAL; BOZZOLI, LIGIA M.; FUNADA, MIKAELA RENATA; DE SOUZA SILVA, SHEILA OLIVEIRA; IULIANO, WILMA; SOARES, RODRIGO MARTINS. MOLECULAR CHARACTERIZATION OF Cryptosporidium spp. FROM HIV INFECTED PATIENTS FROM AN URBAN AREA OF BRAZIL. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 51, n. 6, p. 341-343, . (07/50670-1)